Tamanho do texto

Segundo o nigeriano Felix Orode, o gesto do craque inglês se refere aos problemas políticos e sociais da Nigéria, país de origem de seu pai

Comemoração de Dele Alli que viralizou no mundo inteiro
Reprodução
Comemoração de Dele Alli que viralizou no mundo inteiro

O nigeriano Felix Orode, ex-jogador do San Lorenzo, atualmente no Defensores de Pronunciamento, da quarta divisão argentina, revelou qual seria o significado da comemoração de Dele Alli que viralizou nos últimos dias.

Leia também: Treinador de time alemão faz jogadores lavarem louça como punição

De acordo com o jogador, Dele Alli se referiu aos problemas políticos e socias enfrentados na Nigéria, país de origem de seu pai.

“O jogador da seleção inglesa tem ascendência nigeriana e se solidarizou com o meu país, onde as coisas não estão indo muito bem. A Nigéria é governado por uma junta militar, onde atrocidades são cometidas sem leis de proteção. É muito comum a tortura contra os civis”.

Leia também: Ex-jogador confessa ser cúmplice na morte da mãe para avançar na carreira

Se dice que la famosa celebracion del jugador Dele Alli, muy popular por ser un "challenge" tiene un significado bastante grande e importante. El jugador nacionalizado inglés, tiene ascendencia #Nigeriana y a diario se solidariza con mí país donde las cosas no van muy bien. #Nigeria esta regida por un orden militar donde se cometen hechos atroces sin amparo de leyes. Algo muy común dentro de los castigos de los militares hacia los civiles es la tortura, entre las mas populares se encuentra la extirpacion de ojos. Esto lo aplican a los hombres, niños y mujeres que "se meten donde no les incumbe" Multiples ONG brindan auxilio a los afectados. En la "jerga" moderna africana, los civiles que son arrestados por militares y logran salir con sus ojos intactos hacen este simbolo para mostrar que sobrevivieron. Como a los arqueros ingleses que al ser tomados prisioneros, amputaban sus dedos, para que no vuelvan a usar su arco En el caso ingles, los franceses al tomarlos prisioneros amputaban los famosos 2 dedos de los arqueros, y al igual que los nigerianos, al salir ilesos hacian una seña para mostrar que sobrevivieron. Por lo tanto #DeleAlli quiso mostrar apoyo a su gente con este simbolo. De ahora en mas me parece importante que sepan el significado de este "challenge" y que no nos olvidemos de las cosas que pasan en el resto del mundo . #deleallichallenge #delechallenge

Uma publicação compartilhada por Felix Orode (@felixorode) em

Segundo Orode, um dos castigos praticados é a remoção dos olhos das pessoas por parte dos militares.

"Entre os castigos mais populares, está a extirpação dos olhos. Isso se aplica a homens, crianças e mulheres que entram onde não lhes diz respeito. Várias ONGs prestam assistência às pessoas afetadas. No moderno jargão africano, os civis que são presos pelos militares e conseguem sair de olhos intactos fazem este símbolo para mostrar que eles sobreviveram”.

O nigeriano pediu também que as pessoas não se esqueçam do que se passa no restante do mundo.

Leia também: Neymar usa redes sociais para se defender de críticas e "torcida contra"

"Portanto, Dele Alli queria mostrar apoio ao seu povo com esse símbolo. A partir de agora, acho importante que eles conheçam o significado desse "desafio", e que não esqueçamos as coisas que acontecem no resto do mundo”, finalizou o jogador.