A Uefa anunciou nesta segunda-feira (20) os três jogadores que vão concorrer ao prêmio de melhor jogador da temporada 2017/18.
Leia também: Uefa divulga lista dos concorrentes ao prêmio de gol mais bonito da temporada
Luka Modrić , Cristiano Ronaldo e Mohamed Salah foram escolhidos para receber o troféu de jogador do ano da Uefa .
O croata se destacou tanto no Real Madrid, onde ganhou a Liga dos Campeões quanto na seleção da Croácia, com quem chegou na final da Copa do Mundo e foi escolhido como melhor jogador do torneio.
Cristiano Ronaldo, agora na Juventus, fez mais uma grande temporada pelo Real Madrid e se tornou pentacampeão da Uefa Champions League, além de ser o artilheiro da competição pelo sexto ano consecutivo.
Já o egípcio Salah chamou a atenção do mundo inteiro ao levar o Liverpool para uma final europeia depois de tantos anos, além de ter quebrado vários recordes na equipe inglesa.
O vencedor será conhecido juntamente com o do prêmio Melhor Jogadora do Ano da UEFA e os prêmios por posição da UEFA Champions League, durante o sorteio da fase de grupos, que será em Mónaco, no dia 30 de agosto. O Jogador da Época da UEFA Europa League será conhecido no dia seguinte.
Leia também: Uefa acaba com sorteio e Champions League terá chaveamento no mata-mata
O restante do top 10 da Uefa
4 - Antoine Griezmann (Atlético e França) – 72 pontos
5 - Lionel Messi (Barcelona e Argentina) – 55 pontos
6 - Kylian Mbappé (Paris e França) – 43 pontos
7 - Kevin De Bruyne (Manchester City e Bélgica) – 28 pontos
8 - Raphaël Varane (Real Madrid e França) – 23 pontos
9 - Eden Hazard (Chelsea e Bélgica) – 15 pontos
10 - Sergio Ramos (Real Madrid e Espanha) – 12 pontos
A lista dos três finalistas foi escolhida por um júri composto por 80 treinadores de clubes, que participaram na fase de grupos da UEFA Champions League (32) e da UEFA Europa League (48) de 2017/18, juntamente com 55 jornalistas, seleccionados pelo grupo European Sports Media (ESM), representando cada uma das federações-membros da UEFA.
Leia também: Cristiano Ronaldo passa em branco na sua estreia mas Juve vence de virada
Os membros do júri da Uefa escolhem cada um três jogadores, com o primeiro a receber cinco pontos, o segundo três e o terceiro um. Os treinadores não podem votar nos jogadores da sua equipe.