Andrés Iniesta confirmou nesta sexta-feira (27), que vai deixar o Barcelona depois de 22 anos no clube. O meia chegou ao time da Catalunha quando tinha apenas 12 anos de idade e foi lá onde atuou por toda a carreira profissional. O anúncio foi feito durante uma entrevista coletiva e o jogador não escondeu a emoção.
Leia também: "Se Iniesta se chamasse Andresinho, teria duas Bolas de Ouro", diz Sergio Ramos
"Esta coletiva é para tornar pública a decisão de que esta temporada é minha última aqui", afirmou Iniesta
. "É uma decisão muito pensada, comigo mesmo, com a minha família. Entendo que depois de 22 anos aqui, sei o que significa ser jogador desta equipe, a melhor do mundo".
"Sendo honesto comigo e com o clube que me deu tudo, entendo que minha passagem acaba este ano. Dizer adeus ao que é a minha casa e a minha vida é muito complicado. Esta é a forma que eu queria terminar a carreira , no Barcelona, sentindo-me importante e sendo titular. Entendo que no futuro mais próximo não poderia dar o melhor de mim em todos os sentidos", completou.
Leia também: Iniesta recebe pedido de desculpas da revista France Football; confira o motivo
Se continuará jogando futebol e vestindo qual camisa, foram informações não faladas. No entanto, ao que tudo indica, a carreira como jogador não vai continuar no continente europeu. "O futuro não está definido, ainda há coisas para falar, para resolver. Mas, como sempre disse, nunca vou competir contra o meu clube. Por isso todos os cenários que não sejam na Europa podem ser. No final da temporada saberemos o lugar que escolhi", afirmou.
Leia também: Guardiola quer convencer Iniesta a jogar no Manchester City, diz jornal
Carreira no Barcelona
Atualmente com 33 anos de idade, são 18 como jogador profissional do clube, 670 partidas com a camisa blaugrana e 57 gols marcados. Até agora, são oito títulos do Campeonato Espanhol , seis da Copa do Rei, sete da Supercopa da Espanha, quatro Liga dos Campeões e três do Mundial de Clubes. Neste próximo domingo (29), Iniesta pode conquistar o nono título da La Liga, o seu último como atleta do Barcelona.