O Barcelona enfrentou o Atlhetic Bilbao , neste domingo, pela 29ª rodada do Campeonato Espanhol , no Camp Nou, e venceu por 2 a 0, mantendo a invencibilidade na competição após 29 rodadas. A equipe do País Basco, que não faz uma boa temporada, caiu para a 13ª colocação, com os mesmos 35 pontos, enquanto o Barça chegou aos 75 pontos na liderança isolada.
Leia também: Após vitória do Valencia, Neto foca na seleção: "Me dedicando para ir à Copa"
Os gols da vitória do Barcelona foram marcados no primeiro tempo. Após uma partida decisiva no meio da semana contra o Chelsea, quando venceu por 3 a 0 e se garantiu nas quartas da Liga dos Campeões, o time catalão decidiu nos 45 minutos iniciais. O primeiro gol foi de Paco Alcácer, aos oito minutos, e o segundo de Lionel Messi aos 30. Com mais uma bola na rede, o camisa 10 chegou ao sexto jogo consecutivo deixando o dele.
O jogo
A primeira chance do Barcelona foi logo aos quatro minutos, com Messi em cobrança de falta, mas o goleiro Kepa salvou. Quatro minutos depois, ele não teve muito o que fazer quando Messi tocou para Alba, impedido, cruzar rasteiro para o meio da área e encontrar Paco Alcácer, que chutou e abriu o placar no Camp Nou.
O time da casa seguiu mandando na partida e teve várias chances seguidas. Em uma delas, Kepa fez bela defesa em chute de Messi, em outra, Philippe Coutinho finalizou com a canhota e acertou o travessão. Aos 25 minutos, Kepa salvou em chute de Dembélé e na sequência Messi não conseguiu chutar.
Cinco minutos mais tarde, essa dupla deu certo. Dembélé passou para Messi, que da meia-lua dominou e chutou com sua velocidade natural no canto esquerdo de Kepa. 2 a 0 para o Barcelona e mais um gol na conta do argentino. Aos 34 minutos, Coutinho recebeu de Paulinho e chutou para tirar de Kepa, mas acertou o travessão mais uma vez.
Leia também: Real Madrid tem 'princípio de acordo' com Lewandowski, do Bayern, diz jornal
Aos 43, foi a vez de Paulinho acertar a trave de Kepa, após jogada de Dembélé. Esse, inclusive, foi o último lance do jogo no primeiro tempo.
Com o placar seguro, o Barça voltou para a etapa final mais tranquilo. Sem conseguir ameaçar o gol de Ter Stegen, o Athletic Bilbao parecia estar conformado com a derrota e apenas viu o adversário e líder do Espanhol controlar a partida. Uma das poucas boas chances foi apenas no final da partida, com Messi. O camisa 10 invadiu a área após deixar marcadores para trás e bateu cruzado, mas a bola foi para fora. Aos 47, fim de papo no Camp Nou.
Messi dançou após marcar seu gol
Ficha técnica
Barcelona 2 x 0 Athletic Bilbao
Data: 18 de março de 2018, domingo, 12h15 (de Brasília)
Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona, na Espanha
Público: 84.053
Árbitro: Santiago Jaime
Auxiliares: Jorge Bueno e Fernando Tresaco
Cartões amarelos: Umtiti, aos 17'/1ºT; Dembélé, aos 29'/1ºT (BAR); Raúl García, aos 31'/1ºT, Lekue, aos 40'/1ºT (ATH)
Gols: Paco Alcácer, aso 8'/1ºT (1-0), Messi, aos 30'/1ºT (2-0)
Barcelona: Ter Stegen, Sergi Roberto, Piqué, Umtiti e Jordi Alba; Paulinho, Rakitic, Dembélé (Iniesta, aos 19'/2ºT) e Philippe Coutinho (André Gomes, aos 40'/2ºT); Lionel Messi e Paco Alcácer (Aleix Vidal, aos 29'/2ºT).
Técnico: Ernesto Valverde.
Athletic Bilbao: Kepa, De Marcos, Unai Núñez, Íñigo Martínez e Saborit; San José, Beñat (Iturraspe, no intervalo), Susaeta (Iñaki Williams, aos 18'/2ºT), Raúl García e Lekue; Sabin Merino (Aduriz, aos 31'/2ºT).
Técnico: José Ángel Ziganda.
Leia também: Salah tem 'partida perfeita', Firmino deixa o dele, e Liverpool goleia Watford
A próxima partida do Barcelona no Campeonato Espanhol será contra o Sevilla, fora de casa, no sábado, dia 31. O time basco receberá o Celta no mesmo dia.