Milhares de pessoas se reuniram nesta quinta-feira (8), na Basílica de Santa Croce, em Florença, para dar o último adeus ao zagueiro Davide Astori. Aos 31 anos de idade, o capitão da Fiorentina foi encontrado morto no último domingo (4) por parada cardíaca. A morte inesperada do atleta em um quarto de hotel comoveu o futebol mundial .
"Estamos aqui para rezar por Davide, nesta basílica que a Itália queria que fosse o santuário dos homens mais ilustres que a honraram e que protege a virtudes mais elevadas do nosso povo", afirmou o cardeal Giuseppe Betori, arcebispo de Florença, ao iniciar a cerimônia. No mesmo local do funeral de Astori , estão sepultados Michelangelo, Nicolau Maquiavel e Gaileu Galilei. "Essas virtudes reconhecemos em Davide e por isso o saudamos neste lugar", completou.
A cerimônia teve início às 10h do horário local e contou com a presença de familiares, amigos e diversas personalidades do futebol italiano. Dentre os presentes do esporte, estavam o goleiro da Juventus, Ginaluigi Buffon, o atacante do Nice Mario Balotelli, além de todo o time da Fiorentina e vários jogadores do país.
Leia também: Fiorentina e Cagliari aposentam camisa 13 após morte de Davide Astori
Na Igreja de Florença também estiveram presentes o ministro do Esporte da Itália, Luca Lotti; o presidente do Comitê Olímpico Italiano (Coni), Giovanni Malagò; o comissário extraordinário da Federação Italiana de Futebol (Figc), Roberto Fabbricini, seu vice Alessandro Costacurta; e o ex-comissário técnico Gian Piero Ventura. O ex-primeiro-ministro da Itália Matteo Renzi também participou da homenagem, assim com o prefeito de Florença, Dario Nardella, e o presidente do Conselho Regional da Toscana, Eugenio Giani.
A movimentação dos torcedores nas proximidades do local do funeral começou com até três horas de antecedência. Um cortejo levou o caixão com o corpo de Astori até a Igreja e durante todo o trajeto, o atleta italiano foi aplaudido pelos fãs. Depois do fim da cerimônia, Astori será levado para a província de Bérgamo, onde acontecerá o seu enterro.
Leia também: Fiorentina honra acordo verbal com Astori e família ganhará R$18 milhões
A morte
Astori foi encontrado morto em um quarto de hotel em Údine, onde a Fiorentina se concentrava para uma partida contra a Udinese pelo Campeonato Italiano . Segundo a autópsia, o zagueiro teve "morte cardíaca sem evidencia macroscópica". Os médicos acreditam que seu coração tenha sofrido uma redução dos batimentos, até parar, segundo informado na autópsia.