Com os resultados desta segunda-feira dos jogos das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo , mais duas seleções estão garantidas no Mundial de 2018, na Rússia, são elas: Sérvia e Islândia, que se juntam aos outros 15 times que já estavam garantidos até o último domingo.
Leia também: Com fotos sensuais, musa do Chile pede para Brasil entregar jogo decisivo
Foram nove jogos de seleções europeias e a primeira a colocar os dois pés na Rússia foi a Islândia . A equipe nórdica bateu Kosovo, por 2 a 0, com gols de Sigurdsson e Gudmundsson, e assegurou a primeira colocação do Grupo I e a classificação inédita a uma Copa do Mundo.
A Sérvia fez o básico diante da Geórgia, em casa, e venceu por 1 a 0, com gol de Gudelj. O resultado fez a seleção chegar aos 21 pontos, na primeira posição do Grupo D e retornar a um Mundial após participar pela primeira vez em 2010, após deixar de ser Sérvia e Montenegro.
As últimas classificadas haviam sido as seleções da Polônia, que bateu Montenegro por 4 a 2, e o Egito, que venceu Congo por 2 a 1.
Leia também: Jogador do futebol inglês envolvido em polêmica com quatro prostitutas
A lista dos países garantidos por ordem de classificação
Rússia (país anfitrião)
Brasil
Irã
Japão
México
Bélgica
Coreia do Sul
Arábia Saudita
Alemanha
Inglaterra
Espanha
Nigéria
Costa Rica
Polônia
Egito
Islândia
Sérvia
Repescagem
Os jogos desta segunda também definiram algumas equipes que irão para a repescagem. A Irlanda bateu o País de Gales, em Cardiff, por 1 a 0, chegou aos 19 pontos no Grupo D e tentará uma vaga na Copa após 16 anos. A Croácia também irá disputar uma vaga na repescagem. A seleção de Modric venceu a Ucrânia por 2 a 0, fora de casa, e chegou aos 20 pontos no Grupo I. Os croatas jogaram o último Mundial, disputado no Brasil.
Nesta terça, será conhecida os últimos times que irão direto para a Copa. No Grupo B, Portugal e Suíça se enfrentam e se a seleção de Cristiano Ronaldo vencer irá direto, se empatar, terá que passar pela repescagem. A França, que enfrenta Belarus, depende apenas de uma vitória simples para ir direto para a fase de grupos. Caso empate, precisa torcer por um tropeço da Suécia, que enfrenta a Holanda. A Laranja Mecânica precisa de um milagre para ir à repescagem.
Leia também: Jogador sofre ataque de pânico durante entrevista ao vivo; assista
A outra definição de quem disputará uma vaga em novembro é no Grupo H, onde a Grécia, que enfrenta Gibraltar (ainda não pontuou) tem mais chances. Também na terça, serão serão conhecidas outras três seleções sul-americanas classificadas para Copa, além de uma que disputará a repescagem, e duas da América do Norte e Central - sendo uma vaga direta e outra para repescagem. As outras três vagas da África serão definidas na última rodada prevista para o início de novembro.