Sonhos em campo: a Copinha como porta de entrada no futebol
Rebeca Reis/Ag. Paulistão
Sonhos em campo: a Copinha como porta de entrada no futebol

Nesta sexta-feira (2), a edição da Copa São Paulo de Futebol Jr terá seu pontapé inicial. Ao todo, serão 128 clubes, espalhados por 32 grupos, com partidas por todo o estado de São Paulo.

A Copinha é a principal competição de base do Brasil e é repleta de histórias e de sonhos, em que meninos de todo o país entram em campo em busca de uma chance no futebol.

Assim, o torneio se tornou uma vitrine importante, e um bom desempenho pode ser decisivo na carreira dos jovens que sonham em se tornar jogadores profissionais, como ressalta Marcos Tito, CEO da MGS Sports, agência de atletas.

“A Copinha é o sonho de muitos atletas em mudar a sua vida, a vida da família. Eu vejo a Copa São Paulo como um dos maiores torneios do Brasil. Ela é uma vitrine para os atletas conseguirem oportunidades em seus clubes ou até mesmo em outros”, afirma o empresário.

Fabiano, de 18 anos, defende as cores do Goiás e disputará na Copa São Paulo deste ano pelo Esmeraldino. O meio-campista não esconde sua expectativa de fazer uma boa competição e poder alçar voos maiores na carreira.

“A Copinha é especial, e uma boa participação nela pode mudar minha vida e a da minha família. Almejo fazer uma boa competição e, quem sabe, subir para o profissional”, disse o jogador.

Fabiano defenderá o Goiás na Copinha
Arquivo pessoal
Fabiano defenderá o Goiás na Copinha

O Goiás está no Grupo 3, com sede em Tanabi, ao lado dos donos da casa, o Tanabi, Sobradinho e América de Natal. O Esmeraldino estreia no torneio neste sábado (3), às 15h15, contra o América.

Kauã Oliveira, também de 18 anos, estará na competição defendendo o Real Brasília e afirmou que jogar a Copinha é um sonho: “Ela representa muita coisa, é um sonho jogar esse torneio. É uma competição diferente, que tem outra atmosfera. Ela é muito importante para a carreira de qualquer jogador. Uma boa participação pode mudar muita coisa, não só a carreira, mas a vida de um atleta. Por isso, tem que ir preparado.”

A equipe de Brasília está no Grupo 16, com sede em São Carlos, ao lado de Santos, União Cacoalense e Grêmio São-Carlense. A estreia não será fácil e terá logo na 1ª rodada o Peixe pela frente. O duelo será no domingo (4), às 19h30.

Olhares

Com 28 equipes, só a fase de grupos terá 192 partidas, disputadas até o dia 11 de janeiro. A quantidade de jogos se torna uma missão para empresários e olheiros que vão em busca de talentos.

Com uma cartela cheia de opções, a rotina para quem trabalha nessa área durante o campeonato é puxada. Marcos Tito  explica que, em sua agência, eles até fazem uma triagem antes da Copinha, mas que o ritmo é intenso durante o torneio, chegando a visitar até três sedes por dia.

Além disso, ele ressalta que a concorrência é grande e que a disputa por uma nova revelação é acirrada: “Vamos para sedes de clubes menores em busca de talentos e encaixá-los em um time grande, como Palmeiras, Santos e Flamengo. São muitos empresários e olheiros, e a disputa é grande em busca de talentos. Esse é o maior desafio, tentar fechar um negócio em meio a essa briga saudável.”

Pressão

Por ser uma competição de início de ano, quando as equipes profissionais estão retornando de férias e em pré-temporada, e pela Copa São Paulo ter se tornado uma tradição no calendário do futebol nacional, o torneio desperta o interesse do público.

 Kauã Oliveira em campo pelo Real Brasília
Arquivo pessoal
Kauã Oliveira em campo pelo Real Brasília

Com isso, a Copinha une a simpatia dos torcedores com a busca de olheiros e empresários por novos talentos, trazendo um grande holofote para um campeonato de base. Porém, para Kauã Oliveira, por mais que a competição gere expectativa, não é um momento de pressão, mas sim de motivação.

“Não acho que seja uma pressão, vejo mais como uma motivação para disputar a competição. Tem muitas pessoas olhando, isso é uma motivação para jogarmos e fazer o que mais amamos. Meu objetivo é fazer uma excelente campanha e chegar longe. Espero ser visto e conseguir mudar a vida da minha família, de todos que me apoiam”, revelou o jovem meio-campista.

1ª rodada

A rodada de abertura da Copa São Paulo de Futebol Jr, no dia 2, terá seis partidas. O jogo inaugural será entre Meia Noite e Real-RR, às 8h45, pelo Grupo 14, em Patrocínio Paulista. Ao todo, somente na 1ª rodada serão realizados 64 jogos, espalhados entre esta sexta-feira e a próxima segunda-feira, dia 5 de janeiro. Veja detalhes.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes