
Apesar da grande arrancada na reta final do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza não conseguiu se salvar e acabou rebaixado para a Série B. Com isso, nesta quinta-feira (11), o Leão da Pici anunciou uma troca de comando da equipe, com Martín Palermo deixando o clube e Thiago Carpini assumindo como novo treinador.
Segundo a equipe, o técnico argentino deixou o Leão após reuniões realizadas nos últimos dias, que definiram o encerramento do vínculo ao término da atual temporada. Em nota, o Fortaleza agradeceu o profissionalismo, a entrega e a forte identificação que Palermo teve com o time.
Minutos depois de confirmar a saída do atual treinador, o Leão da Pici anunciou seu novo comandante, Thiago Carpini. Ele assinou com o Tricolor até o fim de 2026. Além disso, os auxiliares Estephano Djian e Márcio Goiano, o preparador físico Caio Gilli e o analista Josué Romero chegam junto com o técnico.
"Viemos anunciar a notícia de que fechamos com Thiago Carpini para ser o treinador do Fortaleza, com o principal objetivo de o Leão voltar à Série A do Campeonato Brasileiro. É um treinador jovem, moderno, tem feito bons trabalhos, onde conseguiu o acesso nessa divisão com o Juventude e estava trabalhando na Série A", disse o CEO do Fortaleza EC SAF, Marcelo Paz.
Carpini chega à equipe cearense após terminar o Brasileirão dirigindo o Juventude. No comando do time gaúcho, ele não conseguiu impedir o rebaixamento e, em 22 jogos, somou 6 vitórias, 6 empates e 10 derrotas, com um aproveitamento de 36,36%.
Palermo
Martín Palermo chegou ao Fortaleza em setembro, com a missão de salvar a equipe no Brasileirão. Na ocasião, a equipe enfrentava uma situação delicada e havia acabado de mandar Renato Paiva embora, chegando ao seu terceiro técnico no ano.
A mudança fez efeito e o Leão da Pici começou a reagir na competição, chegando a emendar 9 jogos de invencibilidade na reta final da Série A. Com isso, chegou à última rodada dependendo só de si para permanecer na elite nacional.
Porém, a equipe cearense foi derrotada pelo Botafogo e acabou rebaixada, terminando o Brasileirão na 18ª colocação, com 43 pontos. Por outro lado, Palermo, mesmo com o descenso, conseguiu realizar um bom trabalho e ajudar a equipe a reagir e a sonhar com a fuga da Série B.
Assim, o treinador argentino terminou sua passagem pelo Fortaleza com 17 partidas, 8 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, com um aproveitamento de 54,9%.