Veja 5 jogadores rebaixados que podem reforçar seu time em 2026
Reprodução/Instagram
Veja 5 jogadores rebaixados que podem reforçar seu time em 2026

O Campeonato Brasileiro chegou ao seu fim no último domingo (7) e definiu os quatro clubes rebaixados. Em uma rodada emocionante, Fortaleza e Ceará se juntaram a Sport e Juventude no Z4 e confirmaram suas quedas à Série B.

Porém, apesar das campanhas que culminaram no rebaixamento, as equipes tiveram seus destaques individuais durante a competição e alguns nomes despertam interesse de outros clubes e podem pintar na elite nacional na próxima temporada.

Brenno - Fortaleza

Brenno assumiu a titularidade do Fortaleza na reta final do Brasileiro
Luis Amorin/Fortaleza
Brenno assumiu a titularidade do Fortaleza na reta final do Brasileiro

Goleiro titular do Leão da Pici nesta reta final do Campeonato Brasileiro, mostrou com boas atuações o porquê da aposta do treinador Martín Palermo. Mostrando segurança debaixo das traves, ele ajudou o Fortaleza a reagir na reta final da competição e quase escapar do descenso.

Ao todo, atuou em 16 jogos no Brasileirão, sendo 15 na fase final da competição. Brenno sofreu 21 gols e sua grande atuação foi contra o Corinthians, quando salvou o time cearense com boas defesas e foi decisivo nos minutos finais, ao fazer uma defesa espetacular em finalização de Romero, de cabeça, aos 45 minutos do segundo tempo, garantindo a vitória do Lion.

Considerado uma promessa na base do Grêmio, o goleiro ainda tem 26 anos e pode ser uma opção interessante não só para o presente, mas para o futuro da meta. Ele soma 80 partidas pelo time profissional do clube gaúcho e também passou pelo Bari, da Itália. Além disso, Brenno conquistou a medalha de ouro pelo Brasil nas Olimpíadas de 2020, no Japão.

Willian Machado - Ceará

Willian Machado atuou em 36 dos 38 jogos do Ceará no Brasileirão
Reprodução/Instagram
Willian Machado atuou em 36 dos 38 jogos do Ceará no Brasileirão

Titular absoluto do Vozão neste Brasileirão, o zagueiro atuou em 36 das 38 rodadas da competição. Além disso, na reta final do campeonato, assumiu a braçadeira de capitão da equipe, mostrando sua liderança dentro de campo.

Willian Machado, de 29 anos, já havia se destacado na Série B de 2024, quando defendeu o Operário e esteve entre os melhores zagueiros da competição. Em 2025, acertou com o Ceará e manteve o bom nível, desta vez disputando a primeira divisão.

Com uma nota Sofascore de 7,09, ele liderou o quesito na equipe cearense. Ele também esteve no topo do ranking em passes certos por jogo, com uma média de 30,1. Além disso, entre todos os atletas do Brasileirão, ele foi o 4º com mais cortes por jogo, com 7,3.

Matheus Pereira - Fortaleza

Matheus Pereira retornou no Brasil após longo período na Europa
Reprodução/Instagram
Matheus Pereira retornou no Brasil após longo período na Europa

Contratado na janela do meio do ano pelo Fortaleza, o meio-campista retornou ao futebol brasileiro após um longo período na Europa. Em campo, não demorou para ganhar a titularidade durante a campanha do Leão do Pici no Brasileirão.

Ao todo, Matheus Pereira disputou 19 partidas na competição, somando 1 gol e 3 assistências, terminando como o 2º jogador, ao lado de Mancuso, Breno Lopes e Herrera, com mais passes para gol na equipe no campeonato, atrás apenas de Pochettino, com 4. Além disso, somou 1.289 minutos em campo, uma média de 14 jogos completos.

Revelado pelo Corinthians, Matheus Pereira foi muito jovem para a Europa e passou pela base de Barcelona e Juventus. Além disso, defendeu o Eibar, da Espanha, antes de desembarcar na capital cearense.

Derik Lacerda - Sport

Derik Lacerda foi o artilheiro do Sport no Brasileirão
Paulo Paiva /Sport Recife
Derik Lacerda foi o artilheiro do Sport no Brasileirão

O atacante chegou por empréstimo junto ao Cuiabá no meio da temporada e chegou ao time pernambucano com a missão de ajudar a equipe a se salvar no Brasileirão. Ele estreou na 15ª rodada pelo Sport e desde então somou 17 jogos e 6 gols.

Apesar dos poucos jogos, mesmo de um turno, pelo Leão,  Derik Lacerda terminou como o artilheiro da equipe na competição. Além disso, marcou em jogos importantes, nos empates contra Santos, São Paulo, Bragantino e Cruzeiro. Ao todo, somou 1.450 minutos em campo nesta edição da Série A.

Com apenas 26 anos, ele conseguiu se destacar, mesmo com a péssima campanha dos pernambucanos. Porém, na reta final da competição, foi afastado da equipe e não atuou nos últimos 7 jogos do Sport. A justificativa do clube é que ele foi afastado por indisciplina, algo que pode pesar no futuro do atacante.

Gabriel Taliari - Juventude

Gabriel Taliari foi o artilheiro do Juventude no Brasileirão
Reprodução/Instagram
Gabriel Taliari foi o artilheiro do Juventude no Brasileirão

Artilheiro do Juventude no Campeonato Brasileiro, o atacante anotou 8 gols em 34 jogos e contribuiu com 4 assistências. Assim, participou diretamente de 12 dos 21 tentos marcados pela equipe na competição.

Além disso, seus gols foram importantes para manter a equipe viva na luta contra o rebaixamento até a penúltima rodada, já que suas bolas nas redes somaram pontos importantes para o time gaúcho. Ele marcou nos triunfos sobre o Vitória, Corinthians, Vasco e Sport, e também anotou em empates contra Cruzeiro e Bahia, ajudando a equipe a somar 14 pontos nesses jogos.

Aos 28 anos, Gabriel Taliari liderou estatísticas como finalização por jogo (1,8) e finalização no gol por jogo (0,6) no elenco do Juventude. Além do mais, ele precisou de 289 minutos para marcar na competição. Ao todo, ele teve 2.309 minutos jogados nesta edição do Brasileirão.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes