
Após conquistar a Libertadores no final de novembro, com uma heroica vitória sobre o Palmeiras na final, o Flamengo se prepara para estrear na edição de 2025 da Copa Intercontinental.
O primeiro jogo do Rubro-Negro na competição acontecerá na próxima quarta-feira (10), às 14h (horário de Brasília), contra o Cruz Azul, representante norte-americano do torneio. O duelo, que tem o nome de Dérbi das Américas, será disputado no Estádio Ahmad bin Ali, em Al-Rayyan, no Catar.
Para o confronto contra os mexicanos, uma dúvida paira na cabeça dos torcedores cariocas: Léo Ortiz ou Danilo? Quem será o titular da zaga flamenguista ao lado de Léo Pereira?

No Flamengo desde o início de 2024, Léo Ortiz foi o escolhido por Filipe Luís durante a maior parte da temporada, começando entre os 11 em 50 dos 52 jogos que disputou no ano.
No entanto, o defensor sofreu uma lesão ligamentar no tornozelo direito no final de outubro, e assim, ficou de fora de uma importante sequência da equipe, que definiu os títulos da Libertadores e do Brasileirão.
Ortiz se recuperou a tempo de ser relacionado para a decisão continental contra o Palmeiras, mas ficou no banco. Em entrevista coletiva dada após o jogo, Filipe Luís revelou uma conversa com o jogador.
"Só a gente e ele (Léo Ortiz) sabemos o esforço gigante que ele fez para estar nesta final. Hoje de manhã, eu perguntei a ele o que estava sentindo. Ele conquistou o direito de poder dizer para mim o que estava no coração dele naquele momento, como ele estava se sentindo para jogar", iniciou o técnico.
"Ele disse que, claro, queria jogar, mas que era melhor, inclusive, ganhar sem jogar, porque a única coisa que ele queria era ser campeão e que se eu pensasse que ele podia atrapalhar a equipe por estar há um mês parado, ele preferia que escolhesse o Danilo. Mas ele deixou a escolha na minha mão", revelou o Filipe.

Reserva imediato, Danilo aproveitou a chance de ouro, marcando um belo gol de cabeça aos 22 minutos do segundo tempo, que garantiu ao clube o tetracampeonato da América.
Na temporada inteira, o atleta que decidiu o título da Libertadores realizou 35 partidas, iniciando como titular em 26 delas.
Copa Intercontinental
O Flamengo abre sua participação na Copa Intercontinental na próxima quarta-feira (10), contra o Cruz Azul, pelas quartas de final do torneio.
Caso avance, o time carioca vai enfrentar o Pyramids, do Egito, na semifinal. O duelo, que acontecerá no próximo sábado (13), tem o nome de Copa Challenger.
Na grande decisão, já está o PSG, da França, que se classificou no final de maio, ao atropelar a Inter de Milão na final da Champions League.