
A seleção brasileira conheceu nesta sexta-feira (05), em evento realizado em Washington D.C., nos Estados Unidos, os seus três primeiros adversários na Copa do Mundo de 2026.
A bolinha do time canarinho foi a primeira a ser sorteada nesta tarde, logo após os três anfitriões, caindo no Grupo C. Em seguida, o país viu Marrocos, Escócia e Haiti serem realocados à mesma chave.
Dois destes adversários também enfrentaram o Brasil em 1998, na Copa do Mundo disputada na França: Marrocos e Escócia.
Brasil x Escócia

A Seleção fez a abertura daquela edição do Mundial contra a Escócia. Embalado pelo título de 1994, os comandados por Zagallo começaram a campanha com um gol relâmpago, aos quatro minutos de jogo, de César Sampaio, que cabeçeou o cruzamento de Bebeto para o fundo das redes.
O Brasil seguiu bem no jogo após abrir o placar, criando muitas chances perigosas, mas parando em uma ótima atuação do goleiro Jim Leighton, com duas grandes defesas em chutes de Roberto Carlos e Ronaldo.
No entanto, a situação do duelo mudou aos 36 minutos da etapa inicial, quando César Sampaio, autor do gol que inaugurou o marcador, derrubou o atacante Kevin Gallacher dentro da grande área, resultando em pênalti para os escoceses, que deixaram tudo igual com John Collins.
O time canarinho voltou mal para a segunda etapa, mas contou uma lambança geral da defesa adversária na reta final para sair vencedor. Denílson recebeu grande passe em profundidade, mas errou o domínio. Mesmo com o erro, viu a bola bater no rival, enganar o resto do time e morrer lá dentro.
Brasil x Marrocos

Na sequência, em Nantes, o Brasil enfrentava Marrocos em jogo que poderia garantir a vaga do time no mata-mata do Mundial.
Na contramão do confronto contra os europeus, a Seleção sobrou em campo, obtendo uma convincente vitória por 3 a 0, com show do trio de ataque titular, formado por Ronaldo, Rivaldo e Bebeto.
Aos nove minutos, o Fenômeno recebeu um grande lançamento do número 10 e, de primeira, soltou uma bomba no cantinho que abriu o placar.
Nos acréscimos da primeira etapa, foi a vez de Rivaldo completar o cruzamento rasteiro de Cafu para colocar vantagem sobre os africanos.
Por fim, no início do segundo tempo, Ronaldo fez grande jogada individual pela esquerda e deixou Bebeto sozinho, sem goleiro, para fechar a conta.
Apesar da grande vitória, o jogo foi mais marcado pela bronca de Dunga com Bebeto durante o primeiro tempo. Após erro do ataque, o capitão precisou matar a reação marroquina com falta, e assim, não poupou o companheiro de críticas.
Copa de 1998 e grupo de 2026

Após duas vitórias, o Brasil garantiu a primeira posição do grupo com uma rodada de antecedência, e perdeu em seu último compromisso na primeira fase para a Noruega, por 2 a 1.
Desta vez, a Seleção não enfrentará os noruegueses, mas sim o Haiti, que jogará sua segunda Copa do Mundo, a primeira em mais de 50 anos.
No mata-mata em 1998, o time canarinho avançou por Chile, Dinamarca e Holanda, mas foi atropelado pela França na final, em duelo lembrado pela situação física de Ronaldo, principal destaque da competição.