Seleção espanhola desconvoca Yamal e aumenta crise com Barcelona

Craque de 19 anos foi liberado dos compromissos contra Geórgia e Turquia nesta Data-Fifa, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026

Seleção espanhola desconvoca Yamal e aumenta crise com Barcelona
Foto: Reprodução
Seleção espanhola desconvoca Yamal e aumenta crise com Barcelona

A joia Lamine Yamal precisou ser cortada da lista de atletas convocados pela seleção espanhola para os compromissos contra Geórgia e Turquia nesta Data-Fifa, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A decisão foi motivada por um “procedimento invasivo” realizado pelo Barcelona para tratar o atacante de 19 anos de uma pubalgia.   

A desconvocação de Yamal aumentou a crise na relação entre a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e o Barça. A RFEF, inclusive, disse ter se surpreendido com o tratamento do craque, que indica um repouso de sete a 10 dias, e expressou o descontentamento com os catalães por meio de um comunicado publicado nesta terça-feira  (confira mais abaixo).

Vale destacar que o relacionamento entre o Barcelona e a seleção espanhola já não é das melhores, justamente por conta do estado físico de Yamal, nas algumas semanas. 

Em recentes entrevistas coletivas, o técnico do clube blaugrana, Hansi Flick, foi direto ao pedir a Luis de la Fuente, treinador de La Roja, que tivesse maior cuidado com Yamal, para evitar lesões no jovem. 

Um dos melhores do mundo da temporada de 2023/24, Lamine Yamal anotou um dos quatro gols da vitória por 4 a 2 do Barcelona sobre o Celta de Vigo, por La Liga, no último domingo (9).


Veja abaixo o comunicado da RFEF

"Os Serviços Médicos da RFEF desejam expressar sua surpresa e mal-estar após tomarem conhecimento, às 13h47 da segunda-feira, 10 de novembro, dia do início do estágio oficial com a seleção nacional, de que o jogador Lamine Yamal havia sido submetido a um procedimento invasivo de radiofrequência para o tratamento de um desconforto na região pubiana naquela mesma manhã.

Este procedimento foi realizado sem comunicação prévia à equipe médica da Seleção Nacional, tendo-se tomado conhecimento dos detalhes apenas por meio de um relatório recebido às 22h40 da noite passada, que indicava a recomendação médica de repouso por 7 a 10 dias

Diante dessa situação, e priorizando sempre a saúde, a segurança e o bem-estar do jogador, a Real Federação Espanhola de Futebol decidiu liberar o atleta da convocação atual.

Estamos confiantes de que ele se recuperará bem e desejamos-lhe uma recuperação rápida e completa".