
As falas de Oswaldo de Oliveira e Emerson Leão, no 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, não repercutiram bem. Durante o evento, mesmo com a presença de Carlo Ancelotti no palco, eles discursaram contra a presença de treinadores estrangeiros no Brasil.
As atitudes dos técnicos foram criticadas, e o jornalista Felipe Diniz, do SporTV, comentou sobre o assunto em seu perfil no X. Ele não poupou a dupla e afirmou que houve "uma enorme falta de elegância e autocrítica de alguns dos participantes" .
“Estava vendo uns cortes de um evento de hoje na CBF, que teve a presença de experientes treinadores brasileiros, além de Ancelotti.
Foi absolutamente constrangedor ver um treinador do nível do italiano ouvindo barbaridades. Uma enorme falta de elegância e autocrítica de alguns dos participantes. Acho que se esqueceram de que, por muito tempo, eles, os brasileiros, foram a outros países treinar times de lá. Se diminuíram os convites, não é por culpa de ninguém, a não ser deles próprios, que não se mostraram mais interessantes aos olhos do mercado” , publicou o jornalista.
Em seu perfil oficial no Instagram, Felipe Diniz seguiu criticando as atitudes dos treinadores. Em uma postagem, ele compartilhou o print de seu tuíte e colocou como legenda: “UM BAITA TIRO PELA CULATRA!!!
O que era pra ser um evento legal, pra se discutir ideias para a melhoria do nosso futebol, virou motivo de chacota.
Antes de mais nada, faltou educação e sensibilidade. Acho que os organizadores não imaginavam que treinadores que um dia tiveram sua relevância, que trabalharam em outros países e foram bem recebidos, teriam atitude tão lamentável.
Se arrependimento matasse, hein???”, escreveu o apresentador.
Nos comentários da publicação, o narrador Luis Roberto também falou sobre a polêmica. Ele classificou a situação como inacreditável e concordou com o colega: “Inacreditável. Perfeito, Felipe” , escreveu.
Entenda o caso
A CBF recebeu nesta terça-feira (4) o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol. O evento reuniu técnicos de várias gerações do futebol nacional para um dia inteiro de debates, com a participação dos treinadores das Seleções Brasileiras Feminina, Arthur Elias, e Masculina, Carlo Ancelotti.
Porém, entre as falas de Oswaldo de Oliveira e Emerson Leão, um climão foi criado durante a convenção. Isso porque a dupla não se conteve e, mesmo com a presença de Ancelotti no palco, discursou contra a presença de treinadores estrangeiros no futebol brasileiro.
Oswaldo, em meio à sua fala, chegou a dizer que espera que um técnico nacional possa assumir a Seleção após a saída do italiano.