Convenceu? PH pode ser o 1º brasileiro do Vasco na Copa no século
Rafael Ribeiro / CBF
Convenceu? PH pode ser o 1º brasileiro do Vasco na Copa no século

O lateral-direito Paulo Henrique se tornou o primeiro jogador do Vasco em mais de dois anos a disputar uma partida pela seleção brasileira nesta sexta-feira (10). O defensor de 29 anos entrou no duelo contra a Coreia do Sul aos 25 minutos do segundo tempo, ao substituir Vitinho.

O último representante do clube carioca na principal equipe do Brasil  havia sido Andrey Santos. O meio-campista, na época emprestado pelo Chelsea ao Gigante da Colina, foi titular na derrota para Marrocos, por 2 a 1, em março de 2023.

Em apenas 20 minutos em campo, PH pareceu ter mais liberdade que Vitinho, rival botafoguense que iniciou o confronto, atacando mais o corredor, como os tradicionais laterais do país. Com a atuação, a dúvida surgiu: o atleta cruzmaltino convenceu Carlo Ancelotti mesmo com a baixa minutagem.

A competitividade no setor da Seleção não é das maiores. Em suas três primeiras convocações, o treinador italiano incluiu quatro nomes para a posição: Vitinho (Botafogo), Vanderson (Monaco), Wesley (Roma) e Paulo Henrique, que substituiu o atleta ex-Flamengo, cortado após uma lesão sofrida no campeonato local.

Entre os laterais de origem, PH é o com menos minutos desde que Ancelotti assumiu o comando técnico do time canarinho. Além dos jogadores da posição, Danilo e Marquinhos também fizeram a função de maneira improvisada.


Minutos no setor direito da defesa com Ancelotti:

Vanderson: 179 minutos em duas partidas
Vitinho: 130 minutos em três partidas
Wesley: 90 minutos em uma partida
Marquinhos (zagueiro): 29 minutos em uma partida
Paulo Henrique: 20 minutos em uma partida
Danilo: um minuto em uma partida

Seleção com vascaíno na Copa do Mundo?

Caso supere a concorrência e garanta uma das 26 vagas da convocação final de Carlo Ancelotti, Paulo Henrique se tornará o primeiro jogador do Vasco a disputar uma Copa do Mundo pela seleção brasileira neste século.

O último representante vascaíno brasileiro no maior torneio esportivo do planeta foi Carlos Germano, lendário goleiro da equipe que foi convocado para a edição de 1998.

Reserva de Cláudio Taffarel, Germano não chegou a disputar uma partida na competição. O último representante cruz-maltino a atuar em uma Copa do Mundo foi o zagueiro Ricardo Rocha, titular na estreia da Seleção em 1994, contra a Rússia.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes