Mudanças foram anunciadas nesta manhã
Lucas Figueiredo / CBF
Mudanças foram anunciadas nesta manhã

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na manhã desta quarta-feira (01), o novo calendário do futebol brasileiro. As mudanças implementadas passam a valer já em 2026, e permanecerão por quatro anos.

Diretor de competições da entidadade, Júlio Avellar foi quem explicou as mudanças e iniciou destacando que os clubes da elite têm uma carga excessiva de jogos, ao mesmo tempo em que times de divisões menores encaram uma "falta de oportunidade competitiva".

Avellar também explicou como é feita a montagem do calendário, priorizando a Fifa, em seguida a Conmebol, e depois as datas ficam para CBF e federações estaduais.

Abaixo, confira as mudanças do calendário do futebol brasileiro:

Estaduais

As competições terão um limite máximo de 11 datas. Cada uma das federações definirá o formato das competições, bem como a distribuição de vagas à Copa do Brasil. As datas-base são de início em 11 de janeiro e término em 8 de março.

Brasileirão (Séries A, B, C e D)

Brasileirão começará em janeiro a partir de 2026
LUCAS FIGUEIREDO/CBF
Brasileirão começará em janeiro a partir de 2026

Na Série A, a competição nacional terá o mesmo formato, mas começará mais cedo, já no dia 28 de janeiro. A distribuição de vagas para torneios Conmebol fica com quatro vagas diretas à fase de grupos e duas para a segunda fase, além de outras seis para a Sula.

Já na  Série B, a competição começa no dia 21 de março e se encerra no dia 28 de novembro. Enquanto isso, a Série C será disputada entre 5 de abril e 25 de outubro. Como principal mudança na terceira divisão, apenas dois clubes serão rebaixados para a 4ª divisão no primeiro ano. Em 2027, a competição será ampliada e contará com 24 clubes, e em 2028, contará com 28 clubes. A partir de 2028, o formato será modificado e contará com dois grupos de 14 times e rebaixamento de seis equipes para a Série D.

A Série D, última divisão nacional, será disputada de 5 de abril a 13 de setembro. Serão 96 clubes, com um aumento de 100 partidas ao todo. As equipes terão no mínimo 10 jogos e no máximo 22.

Nova Copa do Brasil

Copa do Brasil contará com mais equipes
Rafael Ribeiro/CBF
Copa do Brasil contará com mais equipes

A competição será remodelada, com um total de 126 times na disputa. Agora o torneio terá cinco fases iniciais em partida única. Todos os 20 clubes da Série A entrarão na nova quinta fase, a última antes das oitavas.

São 102 vagas distribuídas nos estaduais e quatro para os campeões das Séries C e D, além dos vencedores da Copa Verde e Copa do Nordeste (entram na terceira fase).

Oitavas, quartas e semis seguem com duelos de ida e volta, enquanto a grande final será disputada em jogo único, no dia 6 de dezembro. A data marcará o fim do calendário no futebol brasileiro.


Mudanças nos regionais
Além de competições como Copa do Nordeste e Copa Verde, será criada a Copa Sul-Sudeste.  O novo torneio acontecerá de 25 de março a 7 de junho, contará com 12 clubes e 42 partidas, sem os classificadas para torneios Conmebol. A competição utilizará datas continentais e o campeão se garante na terceira fase da Copa do Brasil.

Times que estiverem disputando a Libertadores ou a Sul-Americana não competirão na Copa do Nordeste
Reprodução/X
Times que estiverem disputando a Libertadores ou a Sul-Americana não competirão na Copa do Nordeste

Na Copa do Nordeste, os times classificados à competições Conmebol não disputarão o torneio. A competição passa de 16 para 20 clubes, e será disputada de 25 de março a 7 de junho.

Também acontece uma reformulação na Copa Verde, numa divisão por "Conferências", com a Copa Norte e a Copa Centro-Oeste. O torneio terá um aumento de 30 para 70 partidas. Os jogos acontecerão de 25 de março a 7 de junho.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes