Figura reconhecida historicamente nos jogos da seleção brasileira, o narrador e apresentador Galvão Bueno foi mais um a se revoltar com a trajetória do Brasil nas Eliminatórias. O time canarinho encerrou as classificatórias para a Copa do Mundo com a pior campanha de sua história, em jogo em que foi derrotado pela Bolívia por 1 a 0, em El Alto, nesta terça-feira (9).
Por meio de um vídeo publicado no próprio perfil na rede social X (antigo Twitter) após o fim do jogo, o comunicador compartilhou a sua avaliação. Para Galvão, a campanha da Seleção nas Eliminatórias é para se apagar da memória.
"Era esperado o que aconteceu. É uma eliminatória para se esquecer, para se apagar da história do futebol brasileiro. O Brasil teve três técnicos, sofreu 17 gols em 12 jogos. Foi um horror o que aconteceu. Se as Eliminatórias seguissem os moldes da última Copa, com quatro classificados, a Seleção teria que jogar a repescagem, já imaginou isso? Que vergonha, que coisa horrível", disparou o comunicador.
"A Seleção Brasileira não conseguiu jogar. Os jogadores já no primeiro tempo caiam e não conseguiam respirar. Os atacantes não fizeram nada porque não conseguiam achar a velocidade da bola. Não dá para jogar a 4.150 metro de altitude. É um crime! Será que CONMEBOL e Fifa vão esperar por uma desgraça? Que alguém morra em um jogo de futebol nessa altitude?! 40% a menos de oxigênio", complementou.
Globo
O narrador emendou as criticas à antiga casa. Galvão destacou a necessidade da transmissão da partida acompanhar in loco jogos como este.
Vale lembrar que apenas jornalistas do "getv" tiveram a oportunidade dentro da emissora carioca.
"Eu perdi a conta de quantas vezes fui a Bolívia e todos nós sentimos o drama do que era jogar em La Paz, 500 metros (de altitude) abaixo que El Alto. Eu lamento por companheiros meus. Lamento pela burocracia da Globo de fazer a transmissão da TV Globo e do Sportv feita de estúdio. É preciso ir lá sentir o drama na hora de gritar um gol. Fizeram um belíssimo trabalho, dentro do possível. Mas é preciso estar lá para que se possa sentir o drama e bater mais forte. Alô Fifa, é um crime jogar nesta altitude", disse.
Marca negativa
A quinta colocação da seleção brasileira nas Eliminatórias trouxe consigo outros feitos negativos, além da posição na tabela: foi a campanha verde-amarela com a pior pontuação (28), menos vitórias (8), mais derrotas (6) e mais gols sofridos (17).
Cabe ressaltar que neste período, Fernando Diniz, Dorival Júnior e Carlo Ancelotti (atualmente) comandaram o time canarinho.
Próximas partidas
A próxima Data FIFA ocorre entre os dias 6 e 14 de outubro. Com as Eliminatórias Sul-Americanas encerradas, o Brasil retoma sua preparação para a Copa do Mundo de 2026.
Assim, a Seleção terá uma série de amistosos até a data do torneio mundial. Em outubro, os adversários serão a Coreia do Sul e o Japão. O duelo contra os coreanos será no dia 10, enquanto o jogo diante dos japoneses será no dia 14.