
Adam Smith, lateral-direito inglês de 34 anos e capitão do Bournemouth, se pronunciou após o término da partida contra o Liverpool, que abriu a atual temporada da Premier League, sobre o caso de racismo envolvendo o atacante Antoine Semenyo e um torcedor dos Reds.
"Isso é totalmente inaceitável. Estou meio chocado, para ser honesto contigo, que isso aconteceu. 2025... isso não deveria acontecer mais. Não sei como o Ant (Antoine Semenyo) ele conseguiu superar isso e marcar gols. Sinto muito por ele. Algo tem que acontecer. Nos ajoelhamos (em protesto contra o racismo) e isso acontece? Não está tendo muito efeito. Vamos apoiá-lo agora", disse Adam Smith em entrevista pós-jogo.
O experiente defensor também falou que ele teria agido de uma maneira diferente de seu companheiro após marcar um gol, mas elogiou a conduta do centroavante ganês.
"Eu queria que ele reagisse (após marcar), eu teria feito isso. Teria ido direto em direção ao torcedor. Mas isso mostra o tipo de homem que ele é, de avisar ao árbitro e seguir em frente", falou o jogador.
"Fiquei inconformado, chocado. Falei para o juiz que eu queria a remoção imediata do torcedor, mas a polícia foi lá e resolveu a situação. Os jogadores do Liverpool foram muito compreensivos com Ant", revelou o atleta.
Além do momento, Adam Smith também expôs conversas com a organização da Premier League sobre os casos de racismo.
"Tivemos discussões com a Premier League sobre isso, eles estão levando o assunto a sério. Não sei mais o que podemos fazer. Protestamos contra há muito tempo e ninguém está pegando a mensagem. Me sinto mal pelo Ant e pela situação que ele teve que passar. O país inteiro está assistindo, isso é chocante", completou o capitão.
Entenda o caso
Na primeira etapa do duelo entre Liverpool e Bournemouth, em Anfield, pela abertura da Premier League, Antoine Semenyo foi cobrar um lateral e escutou diversas ofensas de um torcedor dos Reds, que estava no setor de cadeirantes do estádio.
Pouco tempo depois, o jogo foi paralisado pelo árbitro Anthony Taylor, que foi em direção ao delegado da partida e comunicou a queixa feita pelo centroavante rubro-negro. O torcedor foi retirado do local pela polícia.
No segundo tempo, com sua equipe perdendo por 2 a 0, Semenyo brilhou, marcando duas vezes, incluindo um golaço em um contra-ataque, para empatar o confronto.
No entanto, Federico Chiesa e Mohamed Salah apareceram nos últimos minutos para confirmar a vitória do Liverpool na primeira rodada da Premier League.