Nova regra é aplicada pela 1ª vez no Brasil; entenda
Jorge Luís Totti/
Nova regra é aplicada pela 1ª vez no Brasil; entenda

Novidade no futebol brasileiro para esta temporada, a regra dos oito segundos para a reposição de bola foi aplicada pela primeira vez na noite da última sexta-feira (04), durante a primeira rodada da segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Na reta final da partida entre Paysandu e Athletico, no Mangueirão, o Mycael, goleiro do Furacão, protagonizou o acontecimento e inaugurou a nova regra.

Publicidade

O jogo já estava 2 a 1 para a equipe paranaense, e o goleiro segurou a bola por cerca de 12 segundos. O juiz da partida, Jefferson Ferreira de Moraes, apitou a infração e marcou escanteio para o Paysandu, conforme determina a regra atualizada.

A intenção é que a nova norma sirva para punir o antijogo, ao mesmo tempo em que contribua para a melhor fluidez do jogo corrido.

Segundo orientação da Fifa, o ideal é que tenhamos ao menos 60 minutos de bola em disputa.

O que mudou?

Agora, a nova regra permite que o goleiro fique com a bola para reposição por até oito segundos. Caso esse tempo se exceda, o árbitro da partida deve marcar escanteio para a equipe adversária.

Cabe dizer que os juízes devem sinalizar a contagem do tempo a partir do momento em que faltam cinco segundos para que se esgote.

Publicidade

Antes desta transformação, a rigorosa norma dizia que o goleiro tinha até seis segundos para repor a bola em jogo. Caso não o fizesse, a arbitragem deveria de imediato marcar um tiro livre indireto para a equipe adversária.

Como raramente os juízes marcavam esse tipo de infração, a Fifa optou por aumentar dois segundos e amenizar a punição aplicada.

Entre em  nosso site  e fique por dentro de tudo que acontece nos esportes ao redor do mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!