
Um dos maiores clássicos do mundo, o duelo entre Argentina e Brasil acontece na noite desta terça-feira (25), no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pela 14ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Os hermanos, que vivem um grande momento, só precisam de um empate para carimbar vaga no próximo Mundial. Além disso, defendem um longo tabu contra o time canarinho.
A seleção brasileira não vence o maior rival no Monumental de Núñez há 30 anos. A última vez em que o Brasil derrotou a Argentina no estádio foi em 1995, em uma partida amistosa. Na oportunidade, a Seleção, que era comandada por Zagallo, bateu a equipe albiceleste por 1 a 0, com gol do atacante Donizete, ídolo do Vasco.
Desde então, outras quatro partidas entre Argentina e Brasil foram realizadas no estádio. Os hermanos levaram a melhor em três ocasiões. Além disso, também houve um empate.
Se considerarmos todos os clássicos na Argentina, independentemente do local em que os duelos aconteceram, o tabu é um pouco menor. A última vitória brasileira em território rival aconteceu em 2009, também pelas Eliminatórias, quando o time canarinho derrotou os hermanos por 3 a 1.
Já se levarmos em conta todos os confrontos (em qualquer território), o Brasil não vence a Argentina há seis anos. O último triunfo verde e amarelo aconteceu em 2019, na Copa América, que foi disputada no Brasil. A seleção venceu os arquirrivais por 2 a 0, no Mineirão, em partida válida pela semifinal da competição.
Classificação
A Argentina lidera as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Após 13 jogos, a equipe albiceleste soma 28 pontos e está a um empate de se garantir no Mundial de 2026.
O Brasil, por sua vez, ocupa a terceira posição na tabela, com 21 pontos, um a menos que o vice-líder Equador. Caso a Seleção vença a Argentina, dará um passo importante rumo à classificação para a Copa.
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.