Seleção Brasileira de basquete foi campeã mundial em 1994
Foto: Divulgacao
Seleção Brasileira de basquete foi campeã mundial em 1994

A Seleção Brasileira feminina de basquete conquistou, em 12 de junho de 1994, um título histórico que permanece na memória do esporte nacional. Naquela data, o Brasil derrotou a China por 96 a 87 no Sydney Entertainment Centre, na Austrália, sagrando-se campeã mundial pela primeira vez. Para celebrar essa conquista, o Shopping Anália Franco, localizado no Tatuapé, na zona Leste de São Paulo, receberá a exposição 'Meninas de Ouro - 1994', que terá entrada gratuita e ficará aberta ao público até o dia 6 de abril.

A inauguração ocorrerá no próximo sábado, 8 de março, às 11h, data que também marca o Dia Internacional da Mulher, e contará com a presença das atletas campeãs e da comissão técnica, que participarão de um bate-papo com a imprensa.

A exposição oferece uma imersão completa na histórica campanha da Seleção Brasileira, com uma área de 260m², fotos inéditas, itens exclusivos usados pelas jogadoras durante a competição e uma experiência audiovisual que simula a sensação de estar na arquibancada no momento da vitória.

Em 1994, o Brasil iniciou o torneio desacreditado, mas confiando na experiência de jogadoras como Hortência e Paula, e na juventude de Janeth, Leila e outras estrelas. Apesar de terminar em segundo lugar no Grupo C da fase classificatória, a Seleção Brasileira superou Cuba e Espanha na segunda fase e eliminou os Estados Unidos, então campeões olímpicos, nas semifinais. Na final, a vitória sobre a China coroou uma campanha impecável, que antecedeu a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.

A exposição reviverá os bastidores dessa jornada mágica, homenageando as jogadoras Adriana, Alessandra, Cintia, Dalila, Helen, Janeth, Leila, Hortência, Paula, Roseli, Ruth e Simone, além da comissão técnica liderada por Miguel Angelo da Luz.

“A exposição mantém viva a chama desta conquista mágica e tão importante para o basquete brasileiro e possibilita que outras gerações conheçam a história destas meninas de ouro”, conta 'Magic' Paula, campeã mundial.

A exposição conta o apoio de entidades como a Federação Internacional de Basketball (FIBA), a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Liga de Basquete Feminino (LBF).


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!