
Nos próximos dias, os brasileiros vão viver o Carnaval,
uma das datas mais aguardadas para quem gosta da 'folia' no país. Em muitos casos, os jogadores de futebol
se enquadram nessa categoria e acabam se envolvendo em polêmicas nesse período do ano.
Nomes como Neymar, Edmundo, Romário e outros protagonizaram histórias e polêmicas que repercutem até hoje no mundo da bola. A seguir, confira alguns casos que o iG Esporte separou envolvendo jogadores de futebol e as festas de Carnaval.
Neymar
Para começar, o caso mais recente na memória dos brasileiros é o de Neymar, em 2019, quando atuava pelo PSG. Se recuperando de uma lesão (sua segunda) no osso metatarso do pé esquerdo, o jogador foi visto curtindo o Carnaval em Salvador e também no Rio de Janeiro, inclusive sendo flagrado trocando beijos com a cantora Anitta, o que gerou muita polêmica na França e nos noticiários brasileiros.
O jogador também é lembrado por momentos mais 'leves' nessa época do ano. Isso porque em 2013, antes de trocar o Santos pelo Barcelona, Neymar, após muitas especulações, assumiu o namoro com Bruna Marquezine na Sapucaí.
'Escapada' de Edmundo na Fiorentina
Em 1999, o atacante brasileiro havia acordado com a Fiorentina sua liberação para passar o Carnaval no Brasil. No entanto, as coisas não saíram como o esperado. Isso porque na época, a equipe italiana brigava pelo título da liga nacional e ficou desfalcada em duas partidas importantes.
Já sem Batistuta, a Fiorentina empatou com o Milan e perdeu para a Udinese, o que afastou a Viola da briga pelo título. Ao mesmo tempo, Edmundo foi flagrado no Carnaval brasileiro, o que gerou enorme polêmica na Itália, com protesto dos torcedores e inclusive do próprio elenco contra o atacante.
Lenda de Romário no Barcelona
Recentemente, o 'Baixinho' esclareceu sua história sobre o Carnaval enquanto jogava na Espanha. De acordo com Romário, ele fez um acordo com Cruyff, então treinador do Barcelona, para que se ele fizesse dois gols contra o Real Madrid e o Barça vencesse o jogo, ele teria direito a oito dias de folga, quatro a mais do que o restante do elenco.
Segundo Romário, essa história aconteceu semanas antes do Carnaval, não às vésperas, como muitos imaginam, mas as folgas 'extras' foram honradas pelo treinador.
Maradona e Santos/Corinthians
Essa é uma das histórias mais inusitadas do futebol e do Carnaval. Em 1998, pouco tempo depois de anunciar a sua aposentadoria, Maradona foi curtir a folia em Santos, litoral paulista, a convite de Serginho Chulapa, mas as coisas não pararam por aí.
Após desfilar no trio elétrico da 'Banda do Barril', o argentino se ofereceu para jogar no Santos, clube pelo qual já havia uma especulação sua recente, por volta de 1995. Além disso, Maradona também foi visitar a Vila Belmiro, o que aumentou as expectativas dos santistas.
Além do Santos, o argentino também 'flertou' com o Corinthians, na mesma época. No entanto, nenhuma das duas 'negociações' avançaram, impossibilitando o futebol brasileiro de receber um dos grandes talentos da história.
Renato Gaúcho e o Botafogo
Um dos nomes mais marcantes do futebol brasileiro, Renato Portaluppi protagonizou uma polêmica durante sua passagem pelo Botafogo na década de 1990. Após o Alvinegro perder um jogo para o Corinthians por 4 a 2, Emil Pinheiro, então presidente do Glorioso, ordenou que seus jogadores treinassem no Carnaval, o que não foi acatado por Renato e gerou uma imensa polêmica.
"A programação está feita, e é folga. De sábado até quarta-feira. Então não existe porque de nós treinarmos no Carnaval, até porque todas as equipes não irão treinar. Vamos pular e nos divertir, porque não é só o Botafogo que vai se divertir, vai parar o campeonato, todo mundo vai pular. Não tem motivo nenhum de as pessoas inventarem coisa agora porque o Botafogo perdeu uma partida. O desgaste (do Carnaval) será até uma preparação", disse Renato à 'Rede Manchete' na época.
Entre em nosso site e fique por dentro de tudo que acontece nos esportes ao redor do mundo.