
O Botafogo anunciou na tarde desta sexta-feira (07) a contratação do atacante Rwan Cruz, de 23 anos, como reforço para temporada. O jogador, que estava no Ludogorets, da Bulgária, assinou com o Fogão até o final de 2028.
O atacante chega para ocupar o espaço deixado por Tiquinho Soares, que se transferiu para o Santos. A expectativa é que Rwan Cruz seja o reserva imediato de Igor Jesus.
Rwan Cruz teve grande destaque pelo Ludogorets, da Bulgária, acumulando 81 jogos, 28 gols e 11 assistências, o que resulta em uma participação em gol a cada dois jogos, em média. Sua consistência o levou a figurar entre os 10 maiores artilheiros da história do clube e no top-4 dos brasileiros que mais marcaram pela equipe. Além disso, foi peça importante nas conquistas recentes do time, como a Liga Búlgara e a Supertaça da Bulgária de 2023.
Na temporada 2023/2024, Rwan Cruz foi artilheiro e líder em participações em gols, e deixou o clube também como o artilheiro e com o maior número de participações em gols em 2024/2025.
Carreira
Rwan Cruz foi criado em Cajuru Seco, um pequeno bairro de Recife, onde frequentava uma escolinha aos sete anos. Aprovado nas categorias de base do Náutico, o atacante cruzava a cidade para conseguir ir aos treinos. Com o tempo, se transferiu para o Sport, onde ficou por três anos e conquistou dois títulos na base.
Tempos depois, Rwan Cruz conseguiu uma chance de jogar no Figueirense e se mudou para Santa Catarina, onde ficou nove meses morando debaixo da arquibancada, sem poder jogar, por conta de problemas com sua transferência. Sem espaço, ele foi para o Flamengo de Guarulhos, em 2020, mas por conta da pandemia o clube ficou sem calendário e o atacante se viu obrigado a voltar para o Recife, para ajudar seu pai.
No entanto, após boas atuações pela equipe paulista, recebeu o convite que mudaria sua vida: teste no Santos. Aprovado, não demorou para Rwan Cruz se destacar na base do clube. O atacante foi um dos principais destaques na equipe do Santos no vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Junior 2022 e concorreu ao prêmio de craque da competição. Foram nove jogos, seis gols e duas assistências.