O iG Esporte marcou presença no evento promovido pelo ''Cartola'' nesta quinta-feira (14), no qual o maior fantasy game da América Latina anunciou as novidades para a próxima temporada do jogo no Brasil. Caio Ribeiro, embaixador do game, ex-jogador e um dos comentaristas esportivos mais renomados da imprensa brasileira, bateu um papo exclusivo com o portal sobre os craques do Brasileirão, seleção brasileira, Dorival Júnior, ausência de Neymar e mais, confira a seguir.
Veja abaixo uma galeria de fotos de Caio Ribeiro:
Caio revelou cinco nomes que não poderia deixar de fora do seu time ideal nesta temporada, pensando no desempenho desse Brasileirão que está para começar. Os craques são: Hulk, Cano, Arrascaeta, Alan Patrick e Piquerez . Entenda o motivo do comentarista escolher esses jogadores:
- Hulk : “Eu acho que o Hulk não tem como deixar de fora porque foi o jogador de maior média (no ano passado), já começa essa temporada como jogador mais caro do Cartola”;
- Arrascaeta : “O Arrascaeta não pode ficar fora de nenhum time, é impressionante a média que ele carrega desde que ele chegou no Flamengo. Aliás, desde que ele chegou no Brasil, porque no Cruzeiro também jogava demais”;
- Cano : “Eu gosto muito do time do Fluminense, então não dá para você ignorar um Cano ou Arias. Mas vamos falar de Cano só para não por dois no mesmo time. Eu acho que o Cano é uma ‘bola de segurança’ também porque é artilheiro, porque faz gol de tudo quanto é jeito”;
- Alan Patrick : “Eu gosto do time do Internacional. Está muito forte, eu acho que o Inter tem uma possibilidade real de brigar por coisas grandes. Acho que eles usaram muito bem essa janela de mercado para trazer jogadores de qualidade. E aí você tem um Enner Valência, tem um Alan Patrick… Como eu já falei muito atacante, eu vou falar um meia: Alan Patrick. Olha que eu não citei Calleri, olha que eu não citei Lucas Moura, para você ver o nível”.
- Piquerez : “Mas agora vamos falar de um jogador do meio para trás, eu acho o lateral além de garantir o SG (estatística do Cartola), quando ele vai para o apoio no ataque ele pode garantir gol e assistência. Piquerez às vezes bate até pênalti, reveza com Veiga”.
-
Após elogiar o nível do futebol nacional, Caio comentou a primeira convocação de Dorival Júnior no comando da seleção brasileira . A lista ficou marcada por ‘caras novas’, principalmente do futebol brasileiro, o que foi muito apreciado pelo comentarista.
“Eu gostei muito da convocação e eu acho que ele encontrou um equilíbrio bacana, de trazer alguns jogadores mais experientes como os meninos do Real Madrid (Vini Jr e Rodrygo), como aqueles que jogam na Europa e, ao mesmo tempo, valorizou o futebol brasileiro que tem muita coisa boa acontecendo aqui, principalmente nesse início de temporada”.
Quanto a ausência de Neymar e se a Seleção precisa definir outros protagonistas, o comentarista acredita que o camisa 10 seja um craque, mas que nesse momento, é melhor para todas as partes não relacionar o jogador com a seleção brasileira.
"Neymar é o nosso craque. O Neymar se tiver bem perto da copa do mundo, ele é o diferencial da seleção brasileira. Para mim, é um dos melhores jogadores do mundo, só que ele está lesionado e nesse momento eu acho que tanto para o Neymar como para a seleção brasileira, o que a gente pode fazer de melhor é não pensar nele. Deixa ele recuperar o joelho. Deixa ele voltar as atividades. Vamos analisar como ele volta, em que situação, porque você começa a ter algumas lesões musculares pelo tempo que você fica parado, então acho que nesse momento a gente tem que montar um time e montar esse time sem o Neymar".
Caio acredita que seja o momento de ‘aproveitar’ essa lesão do Neymar para investir na geração mais nova:
“Tem que dar espaço para o Rodrygo, tem que dar espaço para o Vinícius Júnior, tem muita molecada talentosa surgindo como Endrick, Vitor Roque... Então acho que a hora é de apostar nesses jogadores que já estão ocupando um espaço de protagonismo na Europa, como os do Real Madrid, outros como Martinelli e esses que citei, que estão chegando com um pouco menos de idade para ganhar bagagem, rodagem e não sentirem tanto o peso de jogar com a camisa da seleção brasileira lá na frente, perto da copa do mundo. Depois, a gente olha para o Neymar, vê como ele tá e o craque, ele se encaixa em qualquer sistema de jogo, então o Neymar pra mim hoje não é uma prioridade, mas por conta da lesão que ele tem”.
Sobre as críticas feitas pela imprensa à convocação do treinador, o comentarista brincou:
"Na verdade, a gente é chato, né? (risos) Quando o treinador convoca só os caras de fora a gente fala que tem que olhar para cá, na hora que a gente traz os caras daqui, a gente fala que ‘Poxa, a intensidade da Europa é diferente, como é que traz os jogadores do Brasil?’. Eu acho que ele tá olhando o momento o Rafael. Acho que é uma questão de confiança, né? Pelo fato de ter trabalhado com ele, de entender que é um jogador de confiança e tá muito relacionado a lesão do Ederson e do Alisson também".
Caio afirmou que Dorival é o nome certo para comandar a seleção brasileira nesse momento, e também defendeu o treinador quanto às críticas relacionadas à questão tática, dizendo que os títulos conquistados pelo técnico lhe dão esse respaldo.
“Gosto muito do nome do Dorival agora para tocar esse novo ciclo. Acho que é um cara que tem como diferencial, e o Diniz também tinha isso, mas principalmente a relação com os jogadores e a forma como ele interage com os atletas, a forma como ele mantém todo mundo motivado... E aí quando a gente elogia isso o pessoal acha que a gente não tá falando da parte tática. É só você ver o que ele fez no Flamengo, conquistando tudo que ele conquistou, e no São Paulo conquistando um título inédito da Copa do Brasil. Então acho que é uma boa escolha por parte da CBF para que a gente chegue muito forte na Copa do Mundo”.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.