Dorival é apresentado: 'Convoco o torcedor a viver mais a Seleção'

Ex-técnico do São Paulo falou sobre suposta polêmica com Neymar, momento da Seleção, rebateu críticas e mais; confira

Oficial!

Dorival Júnior foi oficialmente apresentado como novo técnico da seleção brasileira. O treinador deixou o São Paulo, equipe que assumiu em abril de 2023, e foi campeão da Copa do Brasil, para assumir a Seleção em um novo ciclo de preparação para a Copa do Mundo. A seguir, confira como foi a coletiva de apresentação do novo comandante da 'Amarelinha'.

Staff Images / CBF

Primeiras palavras de Dorival

"É uma satisfação, estou emocionado. Não imaginava que isso pudesse acontecer em um momento desse, até porque um grande amigo meu aqui estava, o Fernando Diniz, mas aconteceu. O futebol brasileiro é muito forte, e não pode viver um momento como o que estamos passando. Faço aqui a minha primeira convocação: que o torcedor passe a viver um pouco mais a Seleção, que ele acredite mais na Seleção! A partir de agora, não é a 'Seleção de Dorival', é a Seleção do povo brasileiro!".

Staff Images / CBF

Estilo de jogo

"Em todas as equipes que cheguei, me adaptei a equipe. Não cheguei com um esquema pré-estabelecido. Números são muito relativos, 3-5-2, 4-3-3. Temos que defender e atacar com o maior número possível. Muito difícil de falar se vamos adaptar rapidamente, mas vamos tentar. Falar sobre o estilo entre Fernando e Ancelotti é complicado, eles desenvolvem em clubes, dentro de uma Seleção é um pouquinho diferente".

Staff Images / CBF

Momento da CBF

"O contato (para a contratação) foi feito no fim da semana anterior, e para mim foi uma satisfação. Mas, sobre a instabilidade da CBF, é uma área que eu não entro, até peço desculpas. Tenho a confiança do presidente para que eu busque fazer os melhores jogos possíveis e tenho uma convicção de que a Seleção vai alcançar os seus objetivos".

Staff Images / CBF

Neymar

"O Brasil tem que aprender a jogar sem o Neymar, entendendo que o momento dele é de lesão, mas tem que saber que temos aí um dos 3 melhores jogadores do mundo e temos que aproveitar. Não tenho problema nenhum com o Ney, a proporção que aquilo (saída polêmica do Santos em 2010) tomou foi desnecessário. Após a partida já estávamos nos falando. O Santos tomou uma decisão e respeitei. Sempre nos encontramos numa situação positiva".

Staff Images / CBF

Feijão com arroz?

"Se você pegar todas as equipes que eu já treinei, nenhuma delas jogaram da mesma forma. Então, esse "feijão com arroz" tem um tempero de cada Estado. Eu já livrei algumas equipes do rebaixamento e com as mesmas equipes eu já cheguei em decisões de competições. Então, se foi um "feijão" ou um "arroz", pode ter certeza que agradou algumas pessoas, pois retornar aos clubes é muito difícil".

Staff Images/CBF

"Mescla saudável"

"Muito difícil, olhando o número de atletas que dei oportunidade na minha carreira, você achar um treinador que revelou mais que eu. Sempre contei com uma mescla que é saudável e necessário para que nos tenhamos competitividade. Aqui não vai ser diferente. Para mim não importa. Se o Thiago estiver bem, ele vai ter oportunidade. É um grande jogador. Buscaremos aí os melhores do momento. Vou tentar trazer aqueles que estejam em melhores condições".

Staff Images / CBF

Convite da CBF

"Esperava que fosse uma especulação, por conta da saída do Fernando. Não criei uma expectativa como criei das outras vezes. A partir de um momento eu recebi uma chamada, e as coisas mudaram um pouco. Eu não saí do São Paulo, não deixei o clube, não troquei. Estou vindo para uma Seleção. Nenhum profissional recusaria a oportunidade. Todos vocês fariam a mesma coisa no meu lugar".

Staff Images/CBF

Fique por dentro!

Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.

Divulgação

Veja mais Top Stories