Alexandre Pato foi uma das maiores promessas do século no futebol. O atacante despontou no Internacional e teve boa passagem pelo Milan, da Itália. Entretanto, no Brasil, não deu muito certo. No Corinthians , o atacante ficou marcado pelo pênalti perdido diante do Grêmio, na semifinal da Copa do Brasil de 2013, que eliminou o alvinegro da competição. Titular no dia, o ex-meia Douglas relembrou o clima ruim após a cavadinha do jogador.
Na época, após cobrança de torcedores, dirigentes e imprensa esportiva, Alexandre Pato afirmou, em entrevista à Rede Globo, que 'havia treinado daquela forma' e por isso cobrou daquele jeito. Entretanto, a cavadinha foi fraca e no meio do gol, facilitando o trabalho de Dida, especialista em penalidades.
Ao canal do jornalista Duda Garbi no Youtube, o ex-jogador Douglas comentou o caos no elenco após a eliminação. Segundo ele, Pato não treinava da forma que bateu o pênalti. Além disso, pontuou que alguns atletas queriam agredir o ex-Milan.
- Aquela vez contra o Grêmio, na cavadinha do Pato, estava perto disso. Queriam matar ele (Pato). (Um jogador falou) 'Seu f**, você ganha dinheiro pra caramba, eu estou precisando'. O Danilo treinava pênalti com ele, ele batia pênalti, chapada, forte. Aí no jogo ele cava. Já tinha trabalhado com o Dida. Aí falou que treinava assim. O Danilo cegou - disse Douglas
- Todo mundo queria bater nele. Era para ter deixado, um soquinho não ia... só um assim - concluiu.
A polêmica manchou a passagem do atacante contratado por R$ 45 milhões pelo Corinthians em janeiro de 2013. Em fevereiro do ano seguinte, ele já não vestia mais a camisa alvinegra.