Em coletiva realizada hoje (8) pelo governo de São Paulo, Doria (PSDB) anunciou que o protocolo enviado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) foi aprovado e o Campeonato Paulista retorna no próximo dia 22. Partidas acontecerão obrigatoriamente sem torcida nos estádios e em cidades estão na fase amarela do Plano São Paulo.
"O centro de contingência aprovou em conjunto com a Federação Paulista de Futebol o novo protocolo de retomada do Campeonato Paulista. Os jogos deverão ocorrer obrigatoriamente em cidades que estão na fase amarela do Plano SP e em estádios sem torcida. No dia 22 de julho, vai acontecer a primeira rodada desta etapa final do campeonato", informou o governador.
Paralisado desde o dia 8 de Agosto, o Paulistão ainda tem 24 jogos a serem disputados em seis datas – duas rodadas do fim da primeira fase, quartas de final, semifinal e dois jogos das finais. A final está prevista para o dia 8 de agosto.
De acordo com o coordenador do centro de contingência da Covid-19, Paulo Menezes, o risco de contágio baixo por parte dos atletas, equipe técnica e funcionários.
"O futebol de SP vai continuar respeitando vidas e cumprindo rigorosamente os protocolos apresentados e aprovados', complementou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol.
O protocolo
- Será realizada pela Polícia Militar a inspeção das instalações antes do inicio da partida para definir os processos de segurança que deverão ser adotados;
- Não será permitida a venda de ingressos;
- Será aferida a temperatura de todos os profissionais que acessarem os estádios;
- Atletas terão rigoroso controle por parte do corpo médico da equipe para preservar a saúde de todos e evitar possíveis contágios;
- 48 horas antes dos jogos, as equipes enviarão a lista das pessoas que viajarão ou irão aos estádios;
- Todos devem usar máscaras, exceto os jogadores durante a partida;
- Em todas as zonas, serão instalados dispensadores de álcool em gel cartazes informativos sobre higiene pessoal;
- Serão levadas em conta as zonas reservadas para os jogadores não convocados, zelando-se pelo cumprimento das distâncias de segurança;
- As áreas externas do estádio serão controladas para coibir aglomerações.