Nos últimos dias circulou pelas redes sociais informações sobre uma queda significativa de sócios-torcedores do Corinthians em decorrência da participação de torcedores do clube em manifestações do último domingo, em São Paulo. Acontece que se trata de "fake news" e não foi registrada nenhuma anomalia no número de associados ao Fiel Torcedor.
Leia também: Neto detona zagueiro que pode deixar o Corinthians: "Não devia nem ter vindo"
Em post com maior repercussão desta informação falsa, o perfil diz que 894 mil corintianos deixaram de ser sócios-torcedores do clube. Assim como informou a reportagem do GloboEsporte.com
e confirmou a do LANCE!, esse número é totalmente irreal, pois jamais essa quantidade chegou próxima de ser atingida. Hoje o número de membros adimplentes é de cerca de 75 mil.
No último domingo, um grupo de torcedores
do Corinthians e de outros clubes se juntaram na Avenida Paulista em ato pela democracia e contra o fascismo. Segundo as "fake news", teria sido esse o motivo pelo qual muitos corintianos debandaram de seus planos do Fiel Torcedor, que sofreu uma queda recente de associados, mas devido à crise provocada pela pandemia de coronavírus.
Diante da proporção que a informação falsa tomou e da reportagem apurada pelo GloboEsporte.com
, o Corinthians soltou uma nota oficial, a qual o LANCE! também teve acesso. Nela o clube tratou o assunto como "fake news"
e disse não ter registrado qualquer anomalia na quantidade de sócios. Além disso, reforçou a fidelidade do torcedor corintiano, que jamais abandona o time.
Confira a nota oficial na íntegra:
"Ao contrário das “fake news” (notícias falsas) que circulam em grupos de Whatsapp e nas redes sociais, o Sport Club Corinthians Paulista informa que não houve, desde domingo, qualquer perda significativa de sócios de seu programa Fiel Torcedor, um dos primeiros do gênero no país e de maior sucesso.
É notório que todos os clubes de futebol do país que operam programas de sócio-torcedor foram afetados pela suspensão das atividades do futebol. Esse número tende a se normalizar conforme as atividades se restabeleçam.
Cabe ressaltar que o torcedor e a torcedora corinthianos são reconhecidamente os mais fiéis do país. Sabem o que o Corinthians significa e não o abandonam por nada"