Lance

O alemão Jan Frodeno utilizou piscina, bicicleta e esteira em sua casa para completar a prova
Divulgação
O alemão Jan Frodeno utilizou piscina, bicicleta e esteira em sua casa para completar a prova


Campeão olímpico em Pequim-2008 no triatlo e três vezes vencedor do Ironman (2015, 2016 e 2019), o alemão Jan Frodeno mostrou criatividade para se manter em forma e arrecadar recursos na luta contra o novo coronavírus  (SARS-CoV-2). Neste sábado, ele fez uma simulação da tradicional prova dentro de sua casa e registrou o tempo de 8h33m39s.

Leia também: Coronavírus: CEO de Tóquio-2020 não garante realização dos Jogos em 2021

O atleta anotou 3,8km em sua piscina contra-corrente, 180km de ciclismo em sua bicicleta, e correu o equivalente a uma maratona (42,2km) em sua esteira. O esforço rendeu 200 mil euros (cerca de R$ 1,12 milhão), que serão doados para instituições de saúde em Girona, na Espanha, onde ele mora, e para o Laureus Sport for Good.

"Foi, sem dúvidas, diferente e muito divertido. Estou realmente satisfeito por ter sido capaz de fazer isso acontecer, e pelo dinheiro arrecadado para uma causa tão importante. Nós estamos sujeitos a um bloqueio há quase quatro semanas e, agora, existe um acompanhamento rigoroso do cumprimento dessas regras, e com razão", afirmou Frodeno, que falou sobre a situação difícil que o país enfrenta, devido à pandemia da Covid-19.

Leia também: Atletas suspensos são beneficiados com o adiamento das Olimpíadas de Tóquio

"A situação aqui é realmente terrível. É por isso que eu fiquei treinando em casa. Mas quando vejo o que as pessoas nos hospitais estão fazendo por nós, este pequeno sacrifício é algo que faço de coração", completou.

Frodeno planeava disputar o Desafio Roth na Baviera, mas a prova foi cancelada por causa da pandemia, o que o levou a pensar em alternativas.

"A princípio, era realmente apenas uma ideia maluca. Eu pensei: 'Se não posso fazer a minha corrida, eu vou fazê-la em casa'. Então, pensamos mais sobre como e por que deveríamos fazer isso. Eu só queria atrair a atenção, a fim de arrecadar dinheiro." 

Leia também: Coronavírus: Vila dos Atletas de Tóquio pode virar hospital

Uma parcela das doações ajudará a Laureus Sport for Good na construção de um projeto para ajudar os jovens de sua cidade natal. O restante será dado a instituições de saúde locais em Girona. "Eu tenho muito respeito e consideração pelos médicos, enfermeiros e ajudantes que estão arriscando-se a vencer esta coisa terrível", encerrou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!