Depois de muito relutar, o Comitê Olímpico Internacinal (COI) anunciou o adiamento de Tóquio-2020 para 2021. Mas, em meio às incertezas da pandemia do novo coronavírus, o CEO do Comitê Organizador, Toshiro Muto, admitiu que é impossível garantir a realização dos Jogos no ano que vem.

Leia também: Atletas suspensos são beneficiados com o adiamento das Olimpíadas de Tóquio

Jogos Olímpicos foram adiados para 2021
EPA/Reprodução
Jogos Olímpicos foram adiados para 2021


– Acredito que ninguém pode dizer se será possível controlar a pandemia até julho do ano que vem. Certamente, não estamos em condições de dar uma resposta clara – explicou Muto em entrevista.

Leia também: Coronavírus: Vila dos Atletas de Tóquio pode virar hospital

Você viu?

Os Jogos de Tóquio aconteceriam entre 24 de julho e 9 de agosto deste ano. Embora tenha tentado ao máximo evitar a mudança, o COI e Comitê Organizador cederam à pressão de atletas e federações e, no fim de março, remarcaram o início dos Jogos Olímpicos para 23 de julho de 2021. Já os Jogos Paralímpicos, por ora, terão início em 24 de julho.

Nos últimos dias, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, emitiu um comunicado de emergência após o país registrar uma nova onda de propagação do vírus. Internamente, o político tem sido muito criticiado por ter minizado a gravidade do vírus, o que seus adversários acreditam que aconteceu por conta de seu empenho em realizar os Jogos este ano.

Na entrevista, Muto não detalhou quem pagará as despesas decorrentes do adiamento de Tóquio-2020. Mas reiterou que a decisão permitirá que todos "trabalhem com afinco para preparar os Jogos" e tentou não vislumbrar o cenário em caso de novo atraso:

– Em vez de pensar nisso, devemos fazer nossos maiores esforços. A humanidade deve unir toda sua tecnologia e sabedoria para desenvolver tratamentos, remédios e vacinas.

Leia também: Jogos Olímpicos são reagendados, e abertura acontecerá em 23 de julho de 2021

O Japão tem, até o fechamento desta reportagem, mais de 5 mil casos registrados e 88 mortes em razão da Covid-19.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!