Zagueiro Felipe, ex-Corinthians, treina no Lab R9 arrow-options
Reprodução
Zagueiro Felipe, ex-Corinthians, treina no Lab R9

O zagueiro Pablo , que atualmente defende o Bordeaux, desembarcou no Brasil, mas, teve que mudar os planos por conta do coronavírus. Isso porque, antes de deixar a França, ele já tinha acordado que realizaria todo o processo de recuperação do recém-operado joelho esquerdo no Centro de Treinamento Joaquim Grava.

Leia também: Ex-Corinthians fala do sonho de jogar com Messi e da amizade com CR7

Porém, por conta da pandemia do Covid-19, o Corinthians anunciou o fechamento, desde o último dia 17 e por tempo indeterminado, do CT, que fica no Parque Ecológico do Tiete, além de suspender todas as atividades do elenco e comissão. Com a decisão, o jogador ficou sem poder utilizar a estrutura do Lab R9 (laboratório de biomecânica para preparação física, tratamento e prevenção de lesões para atletas profissionais).

Mesmo diante do contratempo, o atleta não ficará sem a supervisão dos profissionais do clube. Desde a chegada ao Brasil e passado o período da quarentena, Pablo está em tratamento Home Care, acompanhado pelo fisioterapeuta do Corinthians, Luciano Moreira Rosa, e do médico Ivan Grava. Em entrevista exclusiva ao iG Esportes, Luciano, que também é analista biomecânico, falou sobre o trabalho que está sendo feito com o zagueiro e descartou, nesse momento, qualquer prejuízo na recuperação do atleta, por conta da impossibilidade de utilizar a estrutura do CT.

“Conseguimos, através de parceiros, levar para o prédio do Pablo os equipamentos que são necessários para a plena recuperação dele. São os mesmos e com a mesma qualidade que temos no CT do Corinthians. Estamos também fazendo todo o acompanhamento e passando as orientações necessárias, tudo por meio de vídeo. Nesse período, é importante e necessário o tratamento manipulativo, para o jogador ganhar amplitude articular no joelho operado. O Dr. Ivan Grava fez uma avaliação e constatou que a recuperação do Pablo está muito bem nesse sentido”, revela ele, que comanda o laboratório do clube, inaugurado em 2015 e que é referência nacional e internacional na recuperação de atletas de diversas modalidades.

Segundo o profissional, o que ajuda muito nesse momento é a dedicação e o profissionalismo do zagueiro. “Ele está seguindo todo o protocolo. Tem jogadores que acabam não fazendo direto o que é orientado. O Pablo, pelo contrário. Ele sempre foi muito disciplinado, desde a época do Corinthians, e faz ao pé da letra tudo que é passado, o que facilita bastante a recuperação”, comenta o Luciano.

De acordo com o fisioterapeuta, o jogador foi orientado a fazer de três a quatro séries de tratamento por dia. Além disso, a partir da próxima semana, um profissional fará um acompanhamento presencial da recuperação do atleta. Também está previsto, dependendo da evolução da pandemia do novo coronavírus, que o zagueiro faça a próxima fase da recuperação no CT Joaquim Grava. “Tudo vai depender do retorno às atividades. Os jogadores do elenco voltando, no mesmo dia, ou no dia seguinte, o Pablo também passa a utilizar a estrutura do Corinthians”, diz.

Vale ressaltar que, nessa semana, o Corinthians confirmou, por meio de nota oficial, a concessão de férias para funcionários, atletas e comissão técnica, em virtude do estado de calamidade decretado pelo Governo Federal. O clube apontou que a decisão foi tomada em conjunto com os clubes da Série A e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), durante o Conselho Nacional de Clubes. Deste modo, o Departamento de Futebol do Corinthians inicia as férias amanhã (1º de abril). A previsão é que a parada se estenda até o dia 20 do mesmo mês, mas, a data pode ser prorrogada, mediante a necessidade em decorrência dos acontecimentos da pandemia.

Campeão brasileiro pelo clube, Pablo foi titular absoluto da equipe do técnico Fábio Carille em 2017, disputando 51 jogos com a camisa do Corinthians . Porém, deixou a equipe do Parque São Jorge após não chegar a um acordo para uma renovação. Com contrato até junho de 2021 na França, o zagueiro, até a contusão, ficou de fora de apenas duas partidas na atual temporada e já tinha anotado quatro gols para a equipe dirigido pelo português Paulo Sousa. O bom momento foi interrompido ao romper o ligamento cruzado anterior no empate por 1 a 1 com o Nice, pela 27ª rodada do Campeonato Francês, que também foi suspenso por tempo indeterminado em razão do surto.

    Veja Também

      Mostrar mais