O Campeonato Brasileiro de 2019 já está em sua 30ª rodada, e com o fim da competição se aproximando, aumenta cada vez mais o desespero dos clubes que brigam na ponta de baixo da tabela. Entre os que correm risco de cair, estão Cruzeiro e Chapecoense, que nunca foram rebaixados na história.
Leia também: "Rebaixamento de quatro clubes é muita coisa", diz presidente do Fluminense
No Brasil, os únicos times que nunca foram rebaixados , além de Cruzeiro e Chapecoense, são Flamengo, São Paulo e Santos, que já não correm riscos na atual temporada. Entre os chamados grandes, Corinthians, Palmeiras, Vasco, Fluminense, Botafogo, Internacional, Grêmio, Atlético-MG e Bahia já caíram pelo menos uma vez no Brasileirão.
Mas não é só aqui no Brasil que grandes clubes acumulam rebaixamentos . Na Alemanha, por exemplo, Bayern de Munique e Borussia Dortmund já caíram para a segundona. O Bayern apenas uma vez, em 1955, enquanto a equipe de Dortmund caiu apenas em 1972, mas passou quatro anos na segundona antes de voltar à elite alemã.
Leia também: Thiago Neves desabafa sobre crises vividas no casamento e no Cruzeiro
Os grandes ingleses também não escaparam da degola. Arsenal, Manchester United, Manchester City, Tottenham, Chelsea e Liverpool já passaram pela segunda divisão do futebol inglês.
Na Espanha, apenas três clubes nunca foram rebaixados : Real Madrid, Barcelona e Athletic Bilbao. Entre os grandes, apenas o Atlético de Madrid acumula passagens pela segunda divisão, duas delas nos anos 30, e a mais recente em 2000.
Leia também: G6, G7 ou G8? Entenda a disputa pelas vagas para a Libertadores via Brasileirão
Entre os italianos, a Inter de Milão é a única que ostenta o feito de nunca ter sido rebaixada. O Milan caiu pela primeira vez em 1980 após um escândalo de corrupção, voltou à elite no ano seguinte, mas voltou a cair em 1982. Em 2006, a Juventus também foi rebaixada após um outro grande escândalo envolvendo manipulação de resultados.
Confira os times que nunca foram rebaixados no futebol mundial:
- Flamengo (BRA)
- São Paulo (BRA)
- Santos (BRA)
- Cruzeiro (BRA)
- Chapecoense (BRA)
- Real Madrid (ESP)
- Barcelona (ESP)
- Athletic Bilbao (ESP)
- Inter de Milão (ITA)
- Benfica (POR)
- Porto (POR)
- Sporting (POR)
- Boca Juniors (ARG)
- Nacional (URU)
- Peñarol (URU)
- Colo-Colo (CHI)
- Olympiakos (GRE)
- PAOK (GRE)
- Panathinaikos (GRE)
- Celtic (ESC)
- Aberdeen (ESC)
- Besiktas (TUR)
- Fenerbahce (TUR)
- Galatasaray (TUR)
- Ajax (HOL)
- PSV (HOL)
- Feyenoord (HOL)
- Utrecht (HOL)