Lance

Lances analisados pelo VAR podem aparecer nos telões dos estádios no Brasil
DIVULGAÇÃO/UEFA
Lances analisados pelo VAR podem aparecer nos telões dos estádios no Brasil

Depois de a iniciativa do Campeonato Inglês de exibir os lances analisados pelo árbitro de vídeo nos telões dos estádios ser elogiada, a CBF busca maneiras de ser mais transparente e evitar a demora na repetição dos lances nas cabines do VAR.

Leia também: No Brasil, até o VAR "rouba"; confira principais polêmicas do árbitro de vídeo

A ideia ainda é inicial, mas visa a adaptação da nova tecnologia ao futebol. E, também, para acabar com qualquer dúvida em cima da ideoneidade dos que comandam o VAR .

Segundo o Blog do Rodrigo Mattos , a rotineira demora na análise passíveis ao VAR seria uma preocupação tanto para a TV Globo, uma das detentora dos direitos de transmissão do Brasileirão, quanto da própria CBF.

Chefe de arbitragem da entidade, Leonardo Gaciba concedeu entrevista ao Blog do Mauro Cezar , publicada na última segunda-feira, e criticou o início da tecnologia no Brasil: "Estamos mal".

Leia também: VAR em ação! Confira os melhores memes sobre árbitro de vídeo na web

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) também deseja que seja um caminho de maior claridade para as novidades tecnológicas.

Gaciba ainda afirmou ter conversado com a Fifa sobre o procedimento. Ele disse ter solicitado autorização à entidade para mostrar as imagens de avaliação do VAR, trabalhando para que isso seja viabilizado. O chefe de arbitragem confirmou que pretende detalhar mais sobre possíveis novidades em anúncio na próxima segunda-feira.

Enquanto os torcedores ficam no estádio aguardando a decisão do árbitro sem saberem a exata infração, a Globo também adotou a iniciativa de não exibir os lances antes da marcação em campo, para evitar interferências externas. A regra atual da CBF é de mostrar os lances apenas na sala do VAR .

Leia também: VAR na berlinda! Polêmica prossegue, mesmo com a tecnologia no futebol

Ainda segundo o Blog do Rodrigo Mattos , embora Gaciba entenda que será um processo longo, a ideia seria buscar o exemplo da Premier League e exibir os lances nos telões dos estádios.

Para tanto, o primeiro passo seria exibir as decisões dos árbitros também na televisão, para então aparecer aos torcedores, como funciona já em outros esportes, como no tênis e no vôlei.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!