Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã
Arquivo iG Esporte
Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã

Se uma pessoa ouve outra falar: "Vamos ao estádio Jornalista Mário Filho ?", dificilmente saberá onde fica ou de qual estádio se trata. Mas esse é o nome oficial do estádio do Maracanã, o emblemático palco de duas finais de Copa do Mundo , diversas partidas históricas de futebol e ainda sede de diversos shows marcantes.

Leia também: Palmeiras radical! Fomos conferir a tirolesa de 200 metros no Allianz Parque

O estádio do Macaranã já foi o 'maior do mundo' e também foi onde Edson Arantes do Nascimento marcou o milésimo gol de sua carreira, em 19 de novembro de 1969, em cobrança de pênalti diante do Vasco da Gama.

Por isso, o iG Esporte reuniu algumas curiosidades sobre o maior estádio do Brasil e apresenta para você abaixo.

Confira :

Primeiro jogo e maior público

O Brasil perdeu de virada para o Uruguai por 2 a 1 na final da Copa de 1950, no Maracanã
Fifa/Getty Images
O Brasil perdeu de virada para o Uruguai por 2 a 1 na final da Copa de 1950, no Maracanã

A primeira partida oficial do estádio foi em 24 de junho de 1950, na Copa daquele ano, quando o Brasil venceu o México por 4 a 0. No mesmo Mundial, mas já na final entre Brasil e Uruguai, o público oficial divulgado foi de 199.854 torcedores, apesar de algumas pessoas garantirem que havia, pelo menos, mais 20 mil pessoas lá dentro para assistir ao que ficou conhecido como Maracanazo", nome dado à derrota brasileira por 2 a 1 na decisão.

De onde veio o nome popular do estádio?

Maracanã
Reprodução
Maracanã

Maracanã vem do tupi, que significa "maracá" = chocalho e "nã" = semelhante. A expressão designa o som de um pássaro da família Psittacidae, presente em várias regiões do País. Ele é da família do papagaio, jandaia e arara. No local onde foi construído o estádio, havia um bando de "maracanãs".

Você viu?

Quem mais marcou?

Zico é o maior artilheiro do Maracanã
André Mourão / Reprodução
Zico é o maior artilheiro do Maracanã

O maior artilheiro do estádio foi Zico. O galinho marcou 333 gols em 435 jogos no Estádio. Outros nomes como Pelé, Roberto Dinamite e Romário também deixaram suas marcas por diversas vezes no 'gigante do futebol'.

Pelé, inclusive, marcou seu milésimo gol no local, de pênalti, no jogo do Santos contra o Vasco. O duelo aconteceu no dia 19 de novembro de 1969, uma quarta-feira, e o tento histórico do "Rei" saiu às 23h23, diante de 65.157 pagantes.

Shows no estádio

Banda KISS no Maracanã, na década de 80
Reprodução
Banda KISS no Maracanã, na década de 80

Fora o futebol, o estádio já recebeu diversos shows. O primeiro concerto foi em 1980. Frank Sinatra se apresentou para cerca de 170 mil pessoas. Em 1983, a banda Kiss passou por lá também e tocou para 250 mil pessoas.

Tina Turner, Xuxa, Paul McCartney, Backstreet Boys, The Rolling Stones, Ivete Sangalo, Foo Fighters, Coldplay, The Police, RBD e o conjunto gospel Diante do Trono também se apresentaram no Maracanã. O festival "Rock in Rio" também já aconteceu no local. 

Finais de Copa, Mundial de Clubes e outros eventos

Cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016
Reprodução/Twitter
Cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016

Além da final entre Brasil e Uruguai na Copa de 1950, o Maracanã foi o palco de seis jogos do Mundial de 2014 e da decisão, entre Argentina e Alemanha. Os alemães levaram a melhor e venceram por 1 a 0 para um público de 74.738 pessoas.

Em 2000, Vasco e Corinthians fizeram a final do primeiro mundial organizado pela Fifa. Nos pênaltis, o time paulista levou a melhor e venceu por 4 a 3.

No Maracanã também aconteceu a cerimônia de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e também dos Jogos Olímpicos de 2016. E o gol de Neymar na final diante da Alemanha garantiu a primeira medalha de ouro na história do futebol masculino brasileiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!