Ex-jogador Roni é levado pela polícia do Distrito Federal
MICHAEL MELO/METRÓPOLES
Ex-jogador Roni é levado pela polícia do Distrito Federal

A Polícia Civil do Distrito Federal concedeu uma coletiva de imprensa neste domingo sobre a prisão do ex-jogador Roni , no sábado, em Brasília, durante o jogo entre Botafogo e Palmeiras no Mané Garrincha, válido pelo Campeonato Brasileiro .

Leia também: Com VAR decisivo, Palmeiras vence o Botafogo em Brasília e segue na liderança

As autoridades anunciaram que estão investigando entre 15 e 20" jogos de futebol organizados pela empresa Roni7 Eventos , criada por Roni depois que ele se aposentou dos gramados - a suspeita é de que haja fraudes nos borderôs com o objetivo de sonegar impostos.

O delegado Leonardo de Castro afirmou que o material apreendido no Mané Garrincha, na federação de futebol do Distrito Federal e em duas empresas será usado para definir os supostos crimes.

O ex-jogador divulgava público menor do que o efetivamente presente nas arquibancadas e, assim, pagava menos impostos e taxas, calculados a partir da renda bruta informada.

Leonardo de Castro ainda usou o exemplo da partida entre Ferroviário x Corinthians pela Copa do Brasil, realizada na cidade de Londrina, no Paraná, onde havieria indício de fraude no borderô.

"A empresa realizou entre 15 e 20 jogos desde 2015 e vai ser apurado em quais desses eventos ocorreu a fraude. Na investigação aprofundamos em outros eventos e outras praças. Fizemos entrevistas com servidores de federações, e eles notavam certa diferença entre público presente e público declarado pela empresa nos borderôs", comentou o delegado.

"Isso ficou claro no jogo do dia 7 de fevereiro na Copa do Brasil entre Corinthians e Ferroviário quando o próprio narrador do jogo ao receber a informação do público presente, comentou que no estádio havia mais torcedores do que os divulgados", completou Leonardo de Castro.

Leia também: Empresário é preso por assediar jogadores das categorias de base da Roma

Neste jogo específico, o borderô disponível no site da CBF mostra que o público pagante foi de 19.316 pessoas no Estádio do Café, que tem capacidade para mais de 30 mil torcedores. A impressão, porém, era de casa quase lotada.

Vale lembrar que o time cearense abriu mão de jogar diante de sua torcida no seu estado em troca de compensação financeira da empresa do ex-jogador.

Estádio do Café cheio para Ferroviário x Corinthians
Twitter/Reprodução
Estádio do Café cheio para Ferroviário x Corinthians

As investigações apontam que os clubes e suas federações são vítimas das fraudes, já que a empresa de Roni, associada a uma empresa de venda de ingresso, teria controle sobre toda a operação. 

A operação "Episkiros" - que pode significar "jogo enganoso" - foi realizada por agentes da Coordenação Especial de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil do DF. A investigação aponta indícios de associação criminosa, falsidade ideológica, estelionato majorado e sonegação fiscal.

Roni , Daniel Vasconcelos (presidente da Federação de Futebol do DF) e outras cinco pessoas foram presas durante a partida entre Botafogo e Palmeiras.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!