Chuteira na exposição virtual do Museu do Futebol
Divulgação
Chuteira na exposição virtual do Museu do Futebol

De botas de couro a modernas tecnologias. O instrumento mais importante para os jogadores de futebol, as chuteiras, estão em evolução desde o início da prática esportiva e você pode conferir essas mudanças no Museu do Futebol. 

Leia também:  Somente uma vez na história nove brasileiros disputaram uma edição da Liberta

Em parceria com o Google Cultural Institute, o Museu do Futebol tem um projeto chamado ‘Exposições Virtuais’ em que mostra alguns temas interessantes do futebol pela tela do computador.

Entre elas ‘chuteiras: a evolução do futebol na ponta dos pés’ é a exposição que conta a trajetória das chuteiras utilizadas pelos atletas no decorrer dos tempos. Você sabia que o primeiro modelo usado era comum na rotina social e de trabalho dos esportistas ?

Tanto homens como mulheres usavam botas de couro para jogar futebol. Em 1863, na primeira reunião oficial da Football Association, foi acordado que os calçados não poderiam ter pregos nas solas e, se tivessem, precisavam ser revestidos de couro.

Leia também:  Ex-São Paulo, Centurión se envolveu em confusão após sair de boate argentina

O tempo foi passando e o couro foi sendo substituído por outras matérias-primas como material principal das chuteiras. Os modelos também se aperfeiçoaram, exemplo maior são os novos e modernos sapatos que possuem canos altos para ajudar na estabilidade do atleta.

Propaganda de chuteiras que está exposta na mostra virtual do Museu do Futebol
Divulgação
Propaganda de chuteiras que está exposta na mostra virtual do Museu do Futebol

A mostra virtual também tem propagandas das décadas de 1910, marcas de material esportivo que cresceram juntamente com ídolos do futebol como Pelé, reportagem de jornais da época e muitos modelos para você observar toda a evolução.

Para quem quer conferir toda a mostra, clique aqui . Além da exposição sobre as chuteiras , no Museu do Futebol virtual você encontra slides sobre a seleção de Poços de Caldas, um capítulo dedicado ao futebol feminino e sua visibilidade, um relato da vida de Mário Américo, massagista das seleções e outros.

Leia também:  Vinícius Junior rompe ligamentos do tornozelo em jogo do Real Madrid

Conte na aba de comentários, qual das exposições virtuais do Museu do Futebol você mais gostou?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!