VAR estreia no Campeonato Carioca em 2019
Reprodução / CBF
VAR estreia no Campeonato Carioca em 2019

O campeonato carioca de 2019 começa este fim de semana e a atual edição traz novidades. Será a primeira vez que a competição terá a presença do árbitro de vídeo (VAR) nas fases eliminatórias da Taça Guanabara, Taça Rio e final do Carioca.

Leia também:  "Queria arrancar a cabeça dela", diz Maradona sobre fim de relacionamento

Nesta sexta-feira, em evento de lançamento do Carioca no Maracanã, o presidente da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro (COAF – RJ), Jorge Rabello, comentou sobre como foi a preparação dos árbitros para utilizar o VAR .

“Existe um processo de certificação. Árbitros e assistentes foram treinados, a CBF encaminhou um cronograma de treinamento, que foi executado, cabe a internacional boarding devolver esses documentos aprovando todos esses árbitros do Brasil”, disse Rabello.

Segundo ele, os árbitros que participaram do treinamento serão divididos entre os que atuarão no Campeonato Brasileiro e aqueles que estarão no Campeonato Carioca . Lembrando que o Campeonato Paulista de 2019 também contará com o uso da tecnologia para auxiliar os árbitros dentro de campo.

Leia também:  Seu time está bem? Confira quais são as novidades do mercado da bola no Brasil

Nesta semana, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro, a Ferj , disponibilizou um simulador para os árbitros utilizarem em sua sede. Cerca de 29 profissionais estão autorizados a mexer no aparelho. A Hawk-Eye Innovations, empresa que atuou com o VAR na Copa do Mundo 2018, é a responsável pelo funcionamento do simulador.

“O simulador vai servir para treinamento contínuo e infinito nesses dois anos de contato. No primeiro ano, serão os dez jogos decisivos, acrescentaremos mais seis jogo em 2020, que são os clássicos da fase classificatória. Até, por fim, ser no campeonato inteiro”, admitiu Rabello.

Durante os 10 jogos de implementação do VAR, a equipe responsável será formada por um árbitro principal, um assistente e um supervisor, além de dois operadores de vídeo da Hawk-Eye.

Leia também:  Desafio dos 10 anos - Confira como eram os elencos brasileiros em 2009

Cada partida com equipamentos do VAR custará R$ 28 mil. Na edição de 2019 apenas o Maracanã e o Nilton Santos contarão com a tecnologia. No Rio de Janeiro são cinco os estádios aptos para receber o árbitro de vídeo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!