Santos e Flamengo entraram em campo neste sábado contra Corinthians e Fluminense, respectivamente, e venceram, em partidas válidas pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro . O time da Baixada Santista fez o placar mínimo para triunfar sobre o rival e o rubro-negro liquidou por 3 a 0 a equipe tricolor.

Leia também: Confira a tabela, classificação e estatísticas do Brasileirão aqui

Santos e Flamengo empataram no primeiro turno em 1 a 1 e a nove rodadas do fim do Brasileirão tem objetivos diferentes
Ivan Storti/Santos FC
Santos e Flamengo empataram no primeiro turno em 1 a 1 e a nove rodadas do fim do Brasileirão tem objetivos diferentes

Desta forma, Santos e Flamengo deixam claro que vão brigar por objetivos maiores, e diferentes, nas últimas nove rodadas do Brasileirão. O alvinegro chegou aos 42 pontos e se consolidou na sétima colocação, a uma da zona de classificação à Libertadores, já os cariocas somam 55 pontos e continuam na cola do líder Palmeiras - que ainda joga na rodada.

O Santos começou a competição bem abaixo do que se esperava. Com um time considerado bom para os padrões brasileiros e um técnico da nova geração, Jair Ventura, o time não rendeu e ficou abaixo da décima posição desde a segunda rodada. Ele foi demitido após a 14ª rodada e deixou o time em 14º lugar, mas antes havia beirado a zona de rebaixamento.

Cuca chegou e a equipe demorou para engrenar, mas após perder para o Atlético Mineiro por 3 a 1 na 18ª rodada e entrar no Z4, engatou a terceira marcha e ficou sem ser derrotada até a 26ª, quando foi superada pelo Cruzeiro por 2 a 1, mesmo jogando melhor.

De qualquer forma, a evolução de todo o time foi nítida, pois ficou oito jogos sem tomar gols, Gabigol se tornou artilheiro do Brasileirão e o escrete alvinegro faz, até aqui, a segunda melhor campanha do returno, atrás somente do líder Palmeiras. A vitória no clássico contra o Corinthians por 1 a 0 diante de mais de 26 mil torcedores no Pacaembu, deixou claro que a equipe santista brigará por uma vaga na Copa Libertadores .

No entanto, a distância para o sexto colocado, que garante ao menos na fase preliminar da competição continental, é de três pontos e pode voltar a subir dependendo do que acontecer ainda nesta rodada, mas certamente a confiança voltou aos ares da Vila Belmiro, o que faltou no primeiro semestre deste ano.

Você viu?

De acordo com o site estatístico Chance de Gol , a probabilidade do Santos jogar a Libertadores em 2018 agora é de 12,9%. Elas podem mudar caso Palmeiras ou Grêmio vençam a competição sul-americana e continuem entre os seis primeiros, que abrirá uma sétima vaga, e também dependendo do resultado da partida entre Atlético-MG x América-MG.

Leia também: Neymar comemora assistência e vê injustiça em cobrança sobre Gabriel Jesus

Já o Flamengo começou o torneio mostrando a que veio e fazendo jus ao invetimento feito pela diretoria. Até aqui, liderou a competição por 13 rodadas e se colocou como um dos candidatos ao título , mas caiu de produção após a Copa do Mundo e, consequentemente, de posição na tabela.

A troca de técnico aconteceu, saiu Maurício Barbieri e entrou Dorival Júnior. Com o novo treinador, são duas vitórias e um empate, mas antes já havia ficado três jogos sem perder, o que permitiu voltar à segunda colocação e pressionar o alviverde paulista na liderança.

No returno, conta com a terceira melhor campanha e viu rivais diretos pelo título, como São Paulo e Internacional, oscilarem, coisa que não havia acontecido antes. Isso permitiu que, apesar de não estar jogando o melhor futebol, o time rubro-negro continue na briga.

As duas últimas vitórias foram por 3 a 0, contra Corinthians, fora de casa (a maior derrota dos paulistas em sua Arena), e Fluminense, no Maracanã, neste sábado. Elas fazem lembrar a arrancada marcante de 2009, quando conquistou o Brasileirão pela última vez, mas a chance de título ainda segue de apenas 12,2%, conforme mostra o site estatístico Chance de Gol .

Leia também: Thierry Henry deixa seleção belga e é anunciado como novo técnico do Monaco

Os próximos jogos de Santos e Flamengo serão contra Internacional e Paraná, respectivamente, mas nesta rodada, as partidas entre Atlético-MG x América-MG, Palmeiras x Grêmio e Internacional x São Paulo poderão mudar essas estatísticas para ambos os times. Vale ressaltar ainda que as duas equipes irão se enfrentar, na 34ª rodada, com mando flamenguista. De qualquer forma, ambos precisarão manter o nível demonstrado nas últimas rodadas para alcançarem seus objetivos nesta edição do Brasileirão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!