Tamanho do texto

Após longos e duros capítulos, a crise política no Santos pode ter fim neste sábado, quando os sócios decidirão se José Carlos Peres permanece no cargo

Sócios do Santos votam o impeachment de José Carlos Peres neste sábado (29)
Reprodução / Santos
Sócios do Santos votam o impeachment de José Carlos Peres neste sábado (29)

Em 106 anos de história, nem os momentos mais duros na vida do Santos Futebol Clube ganharam capítulos tão tristes como o deste sábado.

Leia também: José Carlos Peres proíbe funcionários do Santos de fornecerem documentos ao vice

A partir das 10 horas, na Vila Belmiro, os 17 mil sócios do Santos  com direito a voto vão decidir se José Carlos Peres continua ou deixa a presidência do alvinegro.

Peres e Orlando Rollo, presidente e vice, se uniram e venceram as eleições do do clube em dezembro do ano passado. Mas na administração do clube o relacionamento dos cartolas é bem conturbado. Rollo acusa o presidente de ser arbitrário em suas decisões, desrespeitando o estatuto social. Peres alega que Rollo é “fogo amigo” e que deveria pedir renúncia.

A Comissão de Inquérito e Sindicância do Conselho Deliberativo do Santos analisou duas denúncias de infrações ao estatuto social cometidas por Peres. Os conselheiros Esmeraldo Tarquínio Neto e Alexandre Santos e Silva apontaram que Peres manteve uma empresa de administração de carreira de jogadores quando já era presidente do clube e de fechar negociações informando ao comitê de gestão,órgão que estatutariamente precisa aprovar as ações do presidente, números controversos.

Leia também: Ex-membro do Comitê de Gestão do Santos revela motivo de sua saída

A CIS colocou sua análise para votação dos conselheiros dia 10 e os pareceres foram aprovados por dois terços deles. Inclusive a decisão do conselho santista foi questionada na justiça por Peres que sofreu quatro derrotas.

Os sócios do Santos que tem direito a voto terão que escolher pela permanência do presidente no cargo das 10 às 18 horas, somente na Vila Belmiro. Eles receberão duas cédulas de cores distintas (dois pareceres aprovados pelo conselho) e a aprovação do impeachment de José Carlos Peres será por maioria simples dos votos válidos, ou seja 50% mais 1.

Leia também: Santos "olha para baixo" e Cuca quer nova sequência por vaga na Libertadores

Não atingindo este número, Peres segue sendo o presidente do Santos . A apuração dos votos começa às 18 horas.


    Leia tudo sobre: Futebol Impeachment
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.