São Paulo levou o primeiro turno do Brasileirão 2018
Site oficial
São Paulo levou o primeiro turno do Brasileirão 2018

O Internacional, na manhã de domingo, até colocou pressão ao "roubar" a liderança, mas o São Paulo não se intimidou e fechou o turno com o título simbólico do Campeonato Brasileiro da Série A.

Leia também: Veja como está a classificação do Brasileirão e os próximos jogos

O time do técnico Diego Aguirre derrotou a Chapecoense por 2 a 0, no Estádio do Morumbi, e chegou aos 41 pontos, três a mais do que o Colorado. Esta, aliás, é a terceira vez que o São Paulo fatura o 1º turno nos pontos corridos com 20 clubes. 

A boa notícia é que nas outras duas vezes, o time tricolor não perdeu o ritmo e também garantiu a conquista definitiva do Brasileirão. Em 2006, o clube paulista, comandado por Muricy Ramalho, foi o melhor nas 19 primeiras rodadas ao anotar 38 pontos. Aquela campanha levaria o São Paulo ao primeiro dos seus três títulos consecutivos.

Já em 2007, a campanha no turno foi melhor em um ponto (39). Nenhuma das duas, no entanto, supera o desempenho atual. 

Leia também: As diferenças entre o bom professor e o fraco. Aguirre e Felipão se destacam

Você viu?

Os 41 pontos de agora foram conquistados através de 12 vitórias (sete em casa e cinco fora) e cinco empates (dois como mandante e três como visitante). O Tricolor ainda sofreu duas derrotas longe da torcida, além de ter feito 32 gols e tomado 16. Aproveitamento de 71,9%. O título do turno do São Paulo ainda aumentou a superioridade paulista. 

São Paulo "ajuda" os paulistas

Em grande fase, Nenê é destaque do São Paulo
Divulgação
Em grande fase, Nenê é destaque do São Paulo

Em 13 edições, desde 2006, os paulistas venceram sete vezes o 1º turno do Brasileirão. Corinthians (2011, 2015 e 2017) e Palmeiras (2016) completam a lista dos vencedores do estado de São Paulo.

Já Minas Gerais foi campeão do turno com Atlético Mineiro (2012) e Cruzeiro (2013 e 2014). O Rio Grande do Sul foi o melhor nas 19 primeiras rodadas com Grêmio (2008) e Internacional (2009), enquanto o Rio de Janeiro ficou no topo com o Fluminense (2010).

Até o momento, o campeão do turno, em nove oportunidades, também faturou o Brasileirão definitivamente. Isso tem ocorrido ininterruptamente desde 2013. Grêmio, em 2008, Internacional, em 2009, e Atlético Mineiro, em 2012, são os únicos campeões do turno que não tiveram fôlego para gritar no final. 

Leia também: De volta aos gramados: Julio Baptista é anunciado como reforço de clube europeu

Sem perder tempo, o São Paulo abrirá o returno na quarta-feira, às 19h30, contra o lanterna Paraná no Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba. O clube paulista ostenta a melhor campanha como visitante do Brasileirão. São 18 pontos em dez rodadas. Aproveitamento de 60%. No turno, o líder superou o Paraná por 1 a 0, em casa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!