O sorteio da Libertadores colocou muitos times brasileiros nos mesmos grupos de clubes argentinos, mas isso já era esperado. O Brasil tem oito representantes na maior competição de futebol do continente, já a Argentina têm sete. Ambos os países nunca tiveram tantos participantes em uma mesma edição do torneio.
Leia também: Conmebol sorteia grupos da Libertadores e duelos da Sul-Americana; confira
Dos times que já estão na fase de grupos da Libertadores , o Flamengo enfrenta o River Plate, o Cruzeiro encara o racing, o Santos duela contra o Estudiantes, o Corinthians entra em campo contra o Independiente e o Palmeiras faz clássico contra o Boca Juniors.
Clássico porque é a confronto que mais aconteceu na história da competição entre times dos dois países. Palmeiras e Boca Juniors já se enfrentaram em seis oportunidades, com uma vitória para cada lado e quatro empates. Entretanto, dois destes empates levaram as partidas para as penalidades e os argentinos levaram a melhor em ambas as ocasiões.
Leia também: Guerrero tem suspensão por doping reduzida e poderá defender o Peru na Copa 2018
Além dos times que já estão nesta fase da competição, os clubes que disputam as fases preliminares da competição ainda podem cair em grupos com um adversário do país vizinho.
O Vasco encara um adversário chileno ainda não definido, mas, se avançar para a próxima fase, irá integrar o grupo do Racing (o mesmo do Cruzeiro). A Chapecoense poderá enfrentar mais argentinos até a fase de grupos. O time pode enfrentar o Banfield, caso passe pelo Nacional, do Uruguai. O vencedor deste duelo irá enfrentar um time do outro país, já que irá cair no mesmo grupo de Estudiantes e Santos.
Veja os grupos da Libertadores
Grupo 1: Grêmio
, Cerro Porteño (PAR), Defensor (URU) e Monagas (VEN)
Grupo 2: Atlético Nacional (COL), Bolívar (BOL), Colo Colo (CHI) e Delfin (EQU)
Grupo 3: Peñarol (URU), Libertad (PAR), The Strongest (BOL) e Atlético Tucumán (ARG)
Grupo 4: River Plate, Emelec (EQU), Flamengo
e Ganhador 1
Grupo 5: Cruzeiro
, Universidad de Chile, Racing (ARG) e Ganhador 3 (caminho do Vasco)
Grupo 6: Santos
, Estudiantes (ARG), Real Garcilaso (PER) e Ganhador 2 (caminho da Chape)
Grupo 7: Corinthians
, Independiente (ARG), Millonarios (COL) e Deportivo Lara (VEN)
Grupo 8: Boca Juniors, Palmeiras
, Alianza Lima (PER) e Ganhador 4
Leia também: Você sabe quem foi o melhor árbitro do Brasileirão? Confira o ranking da CBF
Assim, podemos ter até oito confrontos entre brasileiros e argentinos até a fase de grupos da Libertadores, sendo que cinco deles já estão confirmados.