O Grêmio derrotou o Lanús por 2 a 1, em La Fortaleza, na Argentina, nesta quarta-feira, e conquistou, pela terceira vez, o título da Copa Libertadores da América . Com o título, Renato Gaúcho se tornou o primeiro brasileiro a conseguir ser campeão como jogador (em 1983, também com a equipe gaúcha) e como treinador da competição, assim como aconteceu com outros sete técnicos sul-americanos e também com Zinedine Zidane na Europa, que venceu a Liga dos Campeões com o Real Madrid em campo e fora dele.
Leia também: De OJ Simpson a Jobson: Relembre 13 atletas que foram parar atrás das grades
Além disso, com o troféu do principal campeonato de clubes da América do Sul, Renato Gaúcho entrou em uma seleta lista: a de técnicos brasileiros campeões. Com o comandante de 55 anos, agora são 14 os técnicos nacionais que conseguiram a glória. Quatro deles tem dois títulos cada e outros dez tem uma conquista cada, ou seja, são 18 títulos ganhos por treinadores brasileiros ao longo dos 57 anos de Libertadores. Abaixo, relembre quem são eles por ordem cronológica.
Luiz Alonso 'Lula'
O primeiro treinador brasileiro a ser campeão da Copa Libertadores foi Luiz Alonso, mais conhecido como Lula. Ele treinou o Santos entre 1954 e 1966 e conquistou a competição em 1962 e 1963, contra Peñarol e Boca Juniors, com o eterno time formado, entre outros grndes jogadores, por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Com a equipe alvinegra, ele venceu outros 19 campeonatos.
Zezé Moreira
O carioca Zezé Moreira foi um grande vencedor como jogador e como técnico. E após 13 anos de "seca" brasileira, ele quebrou o jejum e conquistou a América com o Cruzeiro em 1976. Sua equipe bateu o River Plate na decisão.
Paulo Cesar Carpeggiani
O experiente treinador, hoje com 68 anos, foi o responsável por comandar o ótimo time do Flamengo de Zico e companhia em 1981. Na decisão, os cariocas bateram o Cobreloa, do Chile. Até hoje, é o único título flamenguista da competição.
Valdir Espinosa
O responsável pelo primeiro dos três títulos gremistas da Copa Libertadores foi o gaúcho Valdir Espinosa. A conquista aconteceu em 1983, e o tricolor venceu o Peñarol na final. Este ano, Espinosa chegou a fazer parte da comissão técnica do Grêmio, mas foi demitido no início de agosto.
Telê Santana
Considerado por muitos como um dos melhores treinadores brasileiros da história, Telê Santana quebrou outro jejum de títulos para escretes brasileiros que já durava nove anos. Em 1992 e 1993, ele conduziu o São Paulo a glória do bicampeonato consecutivo da Libertadores, batendo Newell's Old Boys, da Argentina, e Universidad Católica, do Chile.
Luiz Felipe Scolari
Quem também é bi da América é Luiz Felipe Scolari, o Felipão. A primeira conquista foi em 1995, com o Grêmio, que venceu o Atlético Nacional, da Colômbia. A segunda foi quatro anos mais tarde, quando o Palmeiras derrotou o Deportivo Cali, também da Colômbia. Foi o segundo título do tricolor gaúcho e o primeiro e único até hoje do alviverde.
Paulo Autuori
O treinador de 61 anos também já venceu a Copa Libertadores duas vezes. A primeira delas foi em 1997, com o Cruzeiro, que bateu a equipe peruana do Sporting Cristal. Oito anos mais tarde, com o São Paulo, Autuori sagrou-se bi com a vitória sobre o Atlético Paranaense. Nas ocasiões, foi a segunda conquista dos mineiros na competição e a terceira dos paulistas.
Leia também: Oito jogadores de futebol que ficaram marcados por se envolverem em polêmicas
Antônio Lopes
Hoje gerente de futebol do Botafogo, Antônio Lopes foi o responsável pelo primeiro e único título de um rival da Estrela Solitária, o Vasco da Gama. A conquista foi em 1998, com a vitória sobre o Deportivo Cali, da Colômbia, na grande final. A equipe da Colina era comandada por Juninho Pernambucano, que ficou marcado por grande atuação contra o River Plate, na semifinal.
Abel Braga
O técnico carioca Abel Braga venceu sua primeira e única Libertadores com o Internacional, em 2006. A equipe gaúcha bateu o São Paulo, que buscava o tetra, e chegou ao primeiro dos dois títulos na competição.
Celso Roth
Quatro anos mais tarde, Celso Roth foi quem levou o Internacional à glória na América do Sul pela segunda vez. O Colorado superou, na finalíssima, o Chivas Guadalajara, do México. Antes, na semifinal, o time de Roth havia repetido 2006 e eliminado o São Paulo.
Muricy Ramalho
Com a missão de comandar jovens jogadores como Neymar e Ganso, mas também de lidar com experientes como Durval, Léo e Elano, Muricy Ramalho, enfim, conseguiu seu título da Libertadores, já que havia batido na trave em 2006 com o São Paulo. Na decisão, a equipe santista venceu o Peñarol, do Uruguai.
Tite
Anos antes de brilhar na seleção brasileira que estava baqueada pelo vexame na Copa do Mundo de 2014, o técnico Tite conseguiu feito inédito, em 2012, ao vencer, com o Corinthians, o torneio sul-americano. A equipe paulista, que sofria com as zoações dos rivais, derrotou o Boca Juniors, da Argentina, na decisão, e foi campeão invicto da competição.
Cuca
Supersticioso, o técnico Cuca conquistou a Libertadores em 2013, com o Atlético Mineiro. Em um time comandado por Ronaldinho Gaúcho, o treinador precisou contar com as boas atuações do goleiro Victor para poder entrar na lista de brasileiros campeões. A vitória na decisão foi nos pênaltis, contra o Olimpia, do Paraguai.
Leia também: Saiba quem são os 10 jogadores de futebol mais rápidos do mundo
Renato Gaúcho
O técnico gremista fecha a lista de técnicos brasileiros que ganharam a Libertadores. O título veio 34 anos depois da conquista como jogador, que também foi com o Grêmio. Na decisão, sua equipe derrotou o argentino Lanús. A missão de Renato Gaúcho, agora, é tentar o bi mundial, título que ele também tem quando era atacante.