Após seguidos erros, CBF confirma árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro
Fernando Torres / CBF
Após seguidos erros, CBF confirma árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro

Dando prosseguimento às normas para a implantação do árbitro de vídeo na arbitragem nacional, conhecido pela sigla VAR, a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol ( CBF ) reuniu grupo de 16 supervisores para atualização de protocolo e revisão de instruções antes da preparação intensiva de árbitros e assistentes.

Leia também: Após seguidos erros, CBF confirma árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro

Presente em uma série de treinamentos realizados pela Conmebol nas últimas semanas, o instrutor técnico do árbitro de vídeo , Manoel Serapião Filho, comandou o trabalho teórico que consistiu em atualizar os supervisores sobre o conteúdo, alcance e limites do protocolo elaborado pela IFAB (International Football Association Board).

O trabalho foi acompanhado pelo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Marcos Marinho. Ele ressaltou aos supervisores que o avanço na utilização da tecnologia é muito importante para a consolidação de um quadro moderno de arbitragem no país.

Leia também: Exemplo de superação, Jakson Follmann recebe prêmio Brasil Mais Inclusão

"O árbitro moderno precisa entender que a função dele está mudando e que o árbitro de vídeo vem para garantir uma arbitragem ainda melhor e mais eficiente. O árbitro terá que saber usar o AV com inteligência para não atrapalhar a dinâmica do futebol, que é a essência do uso da tecnologia", disse Marinho.

Treinamentos em fase final

O grupo de supervisores trabalhou intensamente as chamadas “decisões revisáveis”, aquelas situações em que há a possibilidade de pedido de revisão pelo árbitro ou de sugestão pelo Árbitro Assistente de Vídeo (AAV). Nos próximos dias, 64 árbitros e assistentes passarão por avaliações, treinamentos teóricos e práticos nos moldes do realizado pela Conmebol.

Leia também: Após eliminação, torcedores do Santos entram em confronto com polícia na Vila

"Desde março do ano passado, todos os cursos e treinamentos promovidos pela Comissão de Arbitragem da CBF têm o tema "árbitro de vídeo" como parte das atividades. Além disso, nós participamos de todos os workshops realizados pela FIFA sobre o AV em Londres, Amsterdã, New Jersey e Zurique. Agora, vamos dar mais um passo para a implantação do AV", explicou Manoel Serapião.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!