O time feminino do Lewes FC participa da terceira divisão da Premier League das mulheres, enquanto o masculino faz parte do oitavo escalão inglês. Embora o time feminino tenha maior notoriedade, o clube da Inglaterra resolveu oferecer o mesmo salário para seus atletas, com o intuito de exterminar a desigualdadeentre homens e mulheres no futebol.
LEIA TAMBÉM: Neymar está "95% certo" no PSG e Barcelona já busca substituto; veja os nomes
O movimento faz parte de uma campanha criada pelo clube. "Equality FC" (igualdade futebol clube, na sigla em português), foi uma manifestação da equipe junto aos patrocinadores, financiadores e torcedores. Por exemplo, para se ter uma ideia, enquanto o salário de Wayne Rooney, então capitão da seleção do país era de 300 mil libras por semana, a capitã Steph Houghton chegava a ganhar 35 mil libras durante o ano.
"Esperamos despertar uma mudança que ajude a colocar fim às desculpas para uma persistente e profunda desigualdade de remuneração", disse Jacquie Agnew, diretora do clube à "BBC". "Nós acreditamos que deve haver condições iguais para as mulheres no futebol . O Lewes FC pode mostrar que a igualdade de salário pode implementar um benefício para homens e mulheres no esporte", completou.
LEIA TAMBÉM: Ex-jogador relata momentos de pânico durante terremoto na Turquia
Igualdade
Além da igualdade salarial, a diretora afirma ainda que a franquia dará o mesmo nível de equipe técnica, treinamentos, equipamentos e instalações para ambos os times. As duas equipes ainda dividem a mesma casa, o estádio The Dripping Pan , localizado em Lewes e inaugurado em 1885.
LEIA TAMBÉM: Ainda sem clube, Ibrahimovic passeia com Ferrari de mais de R$ 4 milhões
Na última temporada, o Lewes FC arrecadou cerca de R$ 325 mil e ainda não há estimativa de lucro para a próxima. No entanto, com a mais nova campanha de igualdade
de salário, o clube ganhou reconhecimento mundial e espera assim, atrair mais investidores e patrocinadores.