Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas em um tumulto generalizado no estádio nacional Tiburcio Carías Andino, em Tegucigalpa, capital de Honduras , durante a partida entre Motagua e o Honduras Progreso, valendo o título do Torneio Clausura do campeonato nacional.
Leia também: Jogador camaronês ex-Tottenham pode deixar os gramados para ser ator pornô
O tumulto ocorreu em uma das saídas do local depois que milhares de adeptos tentaram forçar a entrada para assistir o jogo. Como o estádio já estava praticamente lotado, com 30 mil pessoas, a polícia teve que intervir, lançou gás lacrimogéneo e recorreu a canhões de água, causando pânico e correria.
Em comunicado oficial, a polícia hondurenha afirmou que, aparentemente, foram vendidos mais ingressos do que os lugares disponíveis para o jogo. O palco do duelo já estava com sua capacidade máxima atingida e muitos torcedores ainda se encontravam do lado de fora com bilhetes em mãos.
Leia também: Ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira desviou R$ 30 milhões de jogos da seleção
De acordo com as autoridades, os ânimos se exaltaram quando os fãs do lado de fora, ao perceberem que não poderiam assistir ao jogo, tentaram forçar a entrada no estádio. Os cerca 600 policiais que faziam a segurança não hesitaram ao usar a força para conter a multidão.
Miguel Osorio, assessor de comunicação do hospital universitário, disse à imprensa local que as vítimas morreram por asfixia e múltiplas fraturas após serem esmagadas, e que uma mulher grávida perdeu o bebê depois de sofrer ferimentos graves.
Leia também: Oito estrelas do futebol mundial que estão na mira da Justiça espanhola
E o jogo aconteceu
A partida foi iniciada dentro da hora prevista, enquanto acontecia o transporte dos feridos para hospitais da região. O porta-voz da liga profissional do país, Gustavo Caballero, disse apenas que seria dedicado um minuto de silêncio em homenagem aos mortos, o que acabou acontecendo pouco antes de a bola rolar.
Em campo, depois de todo tumulto do lado de fora, o Motagua venceu o Honduras Progreso por 3 a 0, fez 7 a 1 no placar agregado dos dois jogos e se sagrou bicampeão nacional.