Celebrada com euforia por torcedores do Palmeiras , a foto do papa Francisco segurando uma camisa do clube paulista pode virar caso de Justiça.
O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, disse em entrevista à emissora ESPN que a Crefisa, patrocinadora do time alviverde, usou a imagem do papa de maneira irregular.
A empresa de crédito pessoal publicou, no dia 13 deste mês, anúncios de página inteira nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo utilizando a foto do pontífice. A peça publicitária trazia o texto "o papa Francisco entrou para a Família Palmeiras e abençoou o Manto. Um patrocínio forte faz um time forte".
Leia também: Vídeo de dançarinos de Justin Bieber no vestiário de estádio irrita palmeirenses
"Atitude legal"
"Esse é um uso não autorizado da imagem do Papa", declarou Burke à ESPN . Segundo ele, a publicidade se opõe à forma como Francisco pensa, e a Santa Sé pode tomar uma "atitude legal" contra a Crefisa.
Desde o início de seu pontificado, em 2013, o argentino Jorge Bergoglio já fez diversas críticas ao capitalismo e à "lógica do lucro a qualquer custo". Por outro lado, o pontífice é fã de futebol e torcedor do San Lorenzo, da Argentina.
De acordo com informações do site da Crefisa, o uniforme entregue ao líder da Igreja Católica chegou às mãos do pontífice por meio do elenco sub-17 do Palmeiras, que participa de um campeonato na Itália e aproveitou para visitar o Vaticano. A camiseta entregue possuía um patch especial em homenagem ao papa e era estampada com o número 33 – que era usado pela revelação Gabriel Jesus, justamente por fazer menção à idade de seu xará, Jesus Cristo.
Leia também: Justin Bieber teria recebido mais de meio milhão para vestir camisa do Palmeiras
*Com informações e reportagem da Ansa