A tecnologia ainda não está totalmente implementada no futebol, mas a Copa 2018, que será disputada na Rússia, poderá ter o recurso de árbitro de vídeo, assim como aconteceu no Mundial de Clubes do ano passado.
Leia também: Como a China trabalha para evoluir o seu futebol até 2050
De acordo com o diretor-técnico da International Board, David Elleray, "é bastante alta a possibilidade" de que esse tipo de apoio ao juiz principal dos duelos, que ficam dentro de campo, seja implementado na Copa 2018 em solo russo.
A decisão final será tomada em março de 2018, mas Elleray, que é um ex-árbitro inglês, deu a entender que só não será aceita caso as experiências nos testes de 2017 correrem extremamente mal.
Leia também: Porta de avião de clube argentino abre durante decolagem e causa tensão
"Fizemos muitos testes durante o ano de 2016, agora estamos fazendo experiências em tempo real em mais de uma dúzia de países. A Fifa vai experimentar o vídeo-árbitro no Mundial sub-20, na Copa das Confederações e no Mundial de Clubes. Portanto, a probabilidade de existir no Mundial na Rússia é bastante alta", declarou.
Leia também: Jogadores brasileiros da seleção de Timor-Leste têm passaportes anulados
"Um número de países vai começar a usar esta tecnologia em 2017, como a Holanda, a Austrália e os EUA, que já estão usando, e a Inglaterra que vai utilizar na FA Cup em 2018", finalizou David Elleray.
Nem todos os lances
Na coletiva de imprensa que deu durante a Football Talks, Elleray abordou a introdução do árbitro de vídeo, que irá julgar apenas algumas categorias de lances dentro dos jogos durante os jogos da Copa 2018: gols, pênaltis e cartões vermelhos diretos.