O Cruzeiro enfrenta o Murici, de Alagoas, nesta quarta-feira (8), pela terceira fase da Copa do Brasil. A data coincide com o Dia Internacional da Mulher, onde praticamente o mundo inteiro pensa à respeito dos direitos femininos e das necessárias lutas delas. O clube mineiro, então, decidiu inovar e propôs uma importante reflexão ante às estatísticas que mostram que a violência contra as mulheres e as desigualdades com relação aos homens no Brasil ainda são altas.
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Junto com a numeração dos jogadores do Cruzeiro , frases sobre estas estatísticas serão colocadas, como "A cada 11 minutos, um estupro", "A cada 10 joves, 8 sofreram assédio", "A cada 2h uma é morta", "Salários 30% menores". Os números foram tirados da ONG Azminas, que luta pelo empoderamento feminino e mostram o cotidiano difícil das mulheres no Brasil.
"O Cruzeiro Esporte Clube tem participado de diversas campanhas contra qualquer tipo de preconceito. Em pleno século XXI, não é tolerável ver as mulheres sofrerem atos de violência e discriminação. Com esta ação, nos juntamos a todos que combatem as desigualdades contra pessoas do sexo feminino. Esse é um dos papeis sociais que os clubes de grandes torcidas precisam sempre estar desenvolvendo", disse o presidente cruzeirense, Gilvan de Pinho Tavares, ao site oficial.
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"Muita gente pensa que a luta pelos direitos das mulheres não faz mais sentido. Mas os dados que os jogadores vão exibir mostram o quanto essa questão segue sendo atual", afirmou a diretora institucional da ONG Azmina, Letícia Bahia.
Campanha vai além
A campanha também servirá como conscientização de importantes questões, como por exemplo, a depressão pós-parto.
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"O Dia Internacional da Mulher não é um momento apenas de trazer à tona toda a característica de desigualdade que ainda existe no Brasil e no mundo, mas também é um momento de conscientização de outros aspectos relacionados à mulher. Alguns dos números que vamos destacar têm a ver com o cuidado da mulher com a saúde, com o próprio corpo. É importante a gente ter um momento desse, onde você pode trazer à tona assuntos tão importantes e relacionados à mulher", ,relatou o diretor de marketing do Cruzeiro, Marcone Barbosa.