É inevitável! Quem não conhece o PSTC, clube do futebol paranaense, sempre relaciona o seu nome com o de algum partido político. Mas não é bem isso. A sigla, na verdade, significa Paraná Soccer Technical Center - ou, em português, Centro Técnico de Futebol do Paraná.
Leia também: Você lembra qual foi o último jogo do goleiro Bruno? Na ocasião, ele falhou
Com pouco mais de 22 anos de história, o PSTC foi fundado em 15 agosto de 1994 a partir de uma proposta de um grupo de empresários, que tinha como objetivo principal criar um centro esportivo para o desenvolvimento técnico da prática do esporte e a formação de atletas profissionais. A casa do time é o Estádio Municipal Ubirajara Medeiros, na cidade de Cornélio Procópio, bem perto de Londrina.
Alguns nomes importantes do futebol brasileiro já passaram pelo clube do norte do estado, como o volante Fernandinho (atualmente no Manchester City), o meia Jadson (Corinthians), o lateral Rafinha (Bayern de Munique), além do atacante Dagoberto e do volante Kleberson, pentacampeão mundial com a seleção em 2002. Todos nas categorias de base.
Leia também: Herói alemão na Copa 2014, Götze é afastado por "distúrbios metabólicos"
Conquistas e performance na elite
Além de tentar revelar novos valores, os investidores também queriam soltar o grito de "campeão". E vem dando certo. O primeiro título de expressão do Paraná Soccer Technical Center aconteceu em 2002, com a conquista do Campeonato Paranaense sub-17. O time voltou a levantar essa mesma taça em 2002, 2003 e 2008, ano em que também foi campeão paranaense sub-15 pela primeira vez.
Leia também: "Tô chegando com os refri": Tweets antigos de Neymar viram música hilária
O ano de 2016 marcou a sua estreia na elite do futebol profissional do Paraná. E o clube já surpreendeu logo no primeiro ano, chegando até a semifinal do Paranaense ao lado dos grandes Coritiba, Atlético-PR e Paraná, terminando a competição na honrosa quarta colocação. A boa campanha rendeu ao PSTC uma vaga na Copa do Brasil de 2017 e no Brasileirão da Série D de 2016.
Na primeira fase da Copa do Brasil deste ano, o PSTC eliminou o Ypiranga-RS e terá a chance de jogar contra o São Paulo na etapa seguinte. O jogo único deveria acontecer no Ubirajara Medeiros, que tem capacidade para apenas 6 mil pessoas, mas, por segurança, a CBF transferiu o duelo diante do clube paulista para Londrina, no estádio do Café.