Ainda pouco conhecido no Brasil, o zagueiro Eric Botteghin é um dos grandes destaques do Campeonato Holandês vestindo a camisa do líder Feyenoord. Aos 29 anos de idade, o brasileiro nascido em São Paulo está sendo cogitado para ser convocado à seleção da Holanda que busca uma vaga na Copa do Mundo de 2018.
LEIA MAIS: Neto retira tumor do cérebro, descobre lesão no pulmão e pede que rezem por ele
Para que isso aconteça, o zagueiro precisa ser convidado pela KNVB (Federação Holandesa de Futebol) a se naturalizar. Vale lembrar que Botteghin já possui passaporte italiano, fazendo parte da União Europeia.
LEIA MAIS: Balotelli dá conselho amoroso para Gabriel Jesus em cima de declaração falsa
Na semana passada, o ex-jogador Giovanni Van Bronckhorst, atualmente técnico do Feyenoord e ex-lateral de Barcelona, Arsenal e seleção da Holanda nas Copas de 1998, 2006 e 2010, exaltou o seu comandado em entrevista coletiva: "Eric Botteghin joga tranquilamente na seleção holandesa, italiana e brasileira". E brincou: "Por isso, nos treinamentos, dou um colete laranja a ele".
Sucesso na Holanda
Eric Fernando Botteghin está há mais de nove anos na Holanda e disputou nesta temporada 2016/2017 todos os jogos do Campeonato Holandês pelo Feyenoord, marcando três gols na competição. A sua equipe lidera a Eredivisie (Campeonato Holandês) com 57 pontos, seguido por Ajax, que tem 52 pontos, e PSV que já somou 49.
LEIA MAIS: Vídeo inédito mostra "lado B" do dia da morte de Ayrton Senna; assista
Além do Feyenoord, onde está desde 2015, o zagueiro também defendeu as cores do Zwolle, NAC Breda e Groningen, todos da Holanda. Com 1,94 metro de altura, Botteghin nunca jogou profissionalmente no Brasil - ele atuou apenas nas categorias de base do Grêmio Barueri e, posteriormente, do Internacional.