Mohd Faiz Subri superou o corintiano Marlone e venceu o Prêmio Puskás
Reprodução
Mohd Faiz Subri superou o corintiano Marlone e venceu o Prêmio Puskás

A Fifa anunciou nesta segunda-feira (9), em cerimônia na sede da entidade, em Zurique, na Suíça, que o jogador da Malásia Mohd Faiz Subri foi o grande vencedor do Prêmio Puskás de gol mais bonito do mundo em 2016. O resultado surpreendeu a todos, já que por se tratar de votação popular, era esperado que o corintiano Marlone fosse contemplado. 

LEIA MAIS: Cristiano Ronaldo conquista prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa

A pintura de Marlone , que acabou não sendo premiada, aconteceu no duelo diante do Cobresal, na Arena Corinthians, vencido pelo time brasileiro por 6 a 0, em jogo válido pela fase de grupos da Copa Libertadores. O malaio superou a venezuelana Daniuska Rodriguez e o brasileiro, os outros finalistas. A votação, como de costume, foi aberta ao público e fechou somente horas antes do anúncio.

Subri levou 59,46% dos votos, o brasileiro ficou em segundo com 22,86% e Rodríguez obteve 10,01%. Os outros indicados somaram 7,68%. O gol de falta vencedor foi feito no último dia 16 de fevereiro, pelo campeonato local, na vitória do Penang FA por 4 a 1 sobre o Pahang.

Assista ao golaço vencedor de Mohd Faiz Subri

Assista ao gol de Daniuska Rodriguez

Assista ao gol de Marlone


Os outros vencedores

O Prêmio Fifa Ferenc Puskás começou a ser entregue em 2009 e o primeiro vencedor foi Cristiano Ronaldo. O português atuava pelo Manchester United e a pintura foi pela Liga dos Campeões da Uefa diante do Porto. Em 2010, o turco Hamit Altintop fez pela sua seleção diante do Cazaquistão, nas Eliminatórias para a Euro de 2012.

Em 2011, Neymar, que já havia concorrido no ano anterior, finalmente levou pra casa o troféu. A pintura foi diante do Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, em jogo emblemático, que terminou 5 a 4 para o time carioca, com atuação brilhante de Ronaldinho Gaúcho.

LEIA MAIS: Carl Lloyd vence o prêmio de melhor jogadora do mundo pela segunda vez

No ano seguinte, foi a vez do eslovaco Miroslav Stoch conquistar o prêmio. Ele atuava pelo Fenerbahce e enfrentou o Gençlerbirliği, pelo Campeonato Turco. Em 2013, Zlatan Ibrahimovic foi o vencedor com golaço emblemático diante da Inglaterra em amistoso.

Já em 2014, o premiado foi James Rodríguez pelo gol feito durante a Copa do Mundo do Brasil, diante do Uruguai. O último contemplado foi Wendell Lira, que fez pelo Goianésia, diante do Atlético-GO, pelo Campeonato Goiano.

LEIA MAIS: Após título com o Leicester, Ranieri é eleito melhor técnico do ano pela Fifa

Marlone, portanto, se tornaria o terceiro brasileiro a vencer o prêmio. Com 24 anos, o meia começou a carreira no Vasco, em 2012 e depois jogou no Cruzeiro, Fluminense, Sport e está no Corinthians desde o início de 2016.

VEJA FOTOS DA CERIMÔNIA DA FIFA


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!